Crianças participam de plenária do OP 2017/18 em SBC

660 0

Da Redação – Grupo formado por alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Vereador José Avilez esteve na plenária do Orçamento Participativo (OP) 2017/2018 na quinta-feira (12) para reivindicar a cobertura da quadra da escola, que fica no Jardim Valdibia.

O encontro, um dos 20 que a Prefeitura está realizando até 1/6 como parte do processo de gestão participativa da cidade, aconteceu na Emeb José Cataldi, e reuniu moradores da chamada Região I, que compreende, entre outras, as comunidades da Vila Jerusalém, Jardim das Acácias, Conjunto Residencial das Violetas, Parque Terra Nova, Vila Lucia e Jardim Bartira.

O prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, destacou que a participação de alunos no OP é interessante para incutir, desde cedo, noções de cidadania entre a população. “Como gestor público, ter as crianças nesta ação, que envolve o planejamento e gestão da cidade, nos mostra o quanto é importante a inclusão de todos no processo participativo.”

Além da reforma da Emeb Vereador José Avilez, incluindo a cobertura da quadra, os moradores da região escolheram como prioridades a construção de área de lazer no Jardim Nossa Senhora de Fátima, condicionada à disponibilidade de área pública, e o recapeamento de ruas do Bairro Botujuru. “É uma grande vitória conseguir que a reforma da escola seja indicada para entrar no orçamento do município. Viemos pedir a cobertura da quadra, mas a reforma também precisa ser feita, pois há problemas no telhado e é necessária nova pintura”, disse o morador Antonio Carlos Venchiarutti.

Morador do Bairro Terra Nova I há mais de 30 anos e acompanhando as plenárias do OP desde 2009, Paulo Roberto Azevedo destacou que a gestão participativa da cidade é uma política que funciona, pois são os próprios moradores de cada região que indicam ao Executivo quais obras e projetos consideraram mais importantes. “Conseguimos muitas vitórias por meio do Orçamento Participativo, como a reforma de praças e canalização de córregos”, destacou.

Azevedo salientou ainda que não é porque avanços foram conquistados que os moradores deixarão de reivindicar novas melhorias na comunidade. “Temos outras necessidades na região e não vamos deixar de colocar em pauta. Conseguimos vitórias que outras administrações não possibilitaram”, disse.

CMO – Para compor o Conselho Municipal do Orçamento (CMO) foram eleitos as moradoras Rita de Kassia Albuquerque (titular) e Minalda Berbel (suplente). Os conselheiros têm o papel de definir quais obras entrarão na peça orçamentária e os representantes, eleitos por microrregião, de compor as comissões regionais de acompanhamento e fiscalização de obras e serviços.

Os participantes ainda foram informados a respeito da situação das demandas para a mesma região aprovadas durante os OPs de 2011/2012, 2013/2014 e 2015/2016. Entre as demandas concluídas estão o projeto executivo de canalização do córrego atrás dos condomínios Morada dos Pássaros e Estados Unidos, revitalização da Avenida Servidei Demarchi, drenagem em pontos da Estrada Ribeirão dos Soldados, revitalização das praças Alfonso Demarchi e do Botujuru. No momento estão em andamento a canalização dos córregos Capuava e Ribeirão dos Meninos e a revitalização da Praça Natali Morassi.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Crianças participam de plenária do OP 2017/18 em SBC"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *