Crianças da pediatria do CHM recebem visita de cães terapeutas

1490 0

Da Redação – Na manhã da última sexta-feira (3), a pediatria do Centro Hospitalar Municipal Dr. Newton da Costa Brandão, em Santo André, recebeu mais uma edição do “Humaniza Ped”. Desta vez, foi desenvolvido um trabalho de Pet Terapia. Com a visita dos cães-terapeutas, a alegria tomou conta do ambiente de tratamento.

“Temos dois casos crônicos de crianças que eu não via sorrindo há muito tempo e que adoraram a ação. Sem dúvida, há uma contribuição terapêutica, pois vemos despertar o amor da criança pelo animal”, avalia a Dra. Marisa Laranjeira, pediatra e coordenadora da enfermaria pediátrica do CHM. “A visita do cachorro traz uma dimensão muito maior que a internação e a rotina do tratamento. O ambiente hospitalar ganha um novo contexto, mais alegre”, completa.

Estudos apontam o efeito calmante e antidepressivo, o estímulo à integração social e a elevação da autoestima do paciente como alguns benefícios da Pet Terapia. Redução da pressão sanguínea e cardíaca, melhoria do sistema imunológico e do bem-estar geral também estariam associadas aos momentos de descontração.

Humaniza Ped – Iniciativa de humanização desenvolvida na área de pediatria do Centro Hospitalar de Santo André, o “Humaniza Ped” faz parte do projeto de conclusão de estágio dos estudantes do 6º ano da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC). A cada mês, um grupo diferente desenvolve uma atividade junto a pacientes e familiares.

“Já tivemos, ao final de cada ciclo, música, pintura, contação de histórias, entre outras ações lúdicas. Pela primeira vez neste ano, a Pet Terapia foi aplicada”, explica a Dra. Marisa. Diante dos resultados, ela estuda tornar a iniciativa mais freqüente, em parceria com ONGs e tutores dos animais de estimação.

Todos os cachorros são vacinados, passam periodicamente com veterinário e tomam banho sempre antes da visita. Os cães terapeutas recebem adestramento específico e precisam estar com a saúde em perfeitas condições. A raça com perfil mais adequado para esse tipo de ação costuma ser a Golden Retriever.

Os alunos da Faculdade de Medicina do ABC cumprem estágio no hospital entre os meses de janeiro e outubro.

Total 3 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Crianças da pediatria do CHM recebem visita de cães terapeutas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *