Crianças da Educação Infantil de São Caetano visitam escolas de Ensino Fundamental

336 0

Da Redação – A Secretaria de Educação de São Caetano trabalha para facilitar o momento de transição dos alunos da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O Projeto Saída Pedagógica, coordenado pelo Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação (Cecape) Dra. Zilda Arns, está levando crianças do Grupo 5 das escolinhas infantis para visitas às Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs), apresentando a elas os novos ambientes que vão frequentar a partir de 2016.

A secretária municipal de Educação, Ivone Braido Voltarelli, afirmou que a iniciativa é muito positiva para as crianças. “Estes alunos vão sair de escolas menores, com poucos alunos, para unidades grandes. Às vezes eles ficam apreensivos, sem saber o que vão encontrar no Ensino Fundamental, por isso estas visitas ajudam a desmistificar este momento de mudança: os alunos percebem que a nova escola também tem crianças pequenas como eles, que os novos professores e colegas são acolhedores. Isso facilita a adaptação.”

Desde o início do mês de novembro foram realizadas dezenas de visitas de alunos da Educação Infantil às escolas de Ensino Fundamental. A visitação levou em conta questões de distância de deslocamento e quantidade de salas de 1º ano de cada EMEF, com os jovens estudantes conhecendo geralmente as unidades mais próximas à sua atual escola – as visitas não significam que o aluno irá, necessariamente, estudar em 2016 na unidade que conheceu.

Entre as escolas visitadas está a EMEF Senador Fláquer, do Bairro Fundação. A unidade escolar mais antiga de São Caetano recebeu nesta semana os alunos do G5 das EMEIs João Barile e Luiz José Giorgetti. Os estudantes conheceram salas de aulas e demais ambientes e tiveram contato com professores da escola. Houve também momentos de confraternização entre as crianças do G5 e do 1º ano – elas acompanharam juntas a leitura de história infantil e as maiores se comprometeram a receber bem os colegas mais novos no próximo ano.

A diretora da EMEF Senador Fláquer, Ana Paula Breves, ressaltou que a resposta dos novos alunos do 1º ano, no início das aulas, geralmente é positiva. “Eu acho que muitas vezes os pais têm mais dificuldade com esta mudança que as crianças, mas ainda assim é importante para elas terem contato com esta nova dinâmica de uma escola maior, com mais alunos. Em uma semana, entretanto, todas se adaptam ao novo ritmo”, explicou.

Responsável pelo Projeto Saída Pedagógica, o Cecape também fornece apoio pedagógico às visitas. A formadora Valéria Oste Freire Bazilio, que participou da visita dos alunos da EMEI João Barile à EMEF Senador Fláquer, lembrou que a intenção das excursões é amenizar a ansiedade ocasionada por estas mudanças.

“Esse é um projeto fantástico. Junto ao Caderno de Passagem, ele vai ajudar nossos pequenos a chegarem sem trauma ao Ensino Fundamental”, concluiu a secretária Ivone Braido Voltarelli.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Crianças da Educação Infantil de São Caetano visitam escolas de Ensino Fundamental"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *