Crianças aprendem e se divertem no Programa Na Pista Certa

497 0

Da Redação – Transmitir o comportamento responsável e cívico no trânsito a motoristas e pedestres por meio das crianças. Esta é a síntese do Programa Na Pista Certa, da Fundação Mapfre. Em parceria com a Prefeitura, a iniciativa chega a São Caetano do Sul pelo terceiro ano consecutivo. As atividades são realizadas diariamente nesta semana no Espaço Verde Chico Mendes (Avenida Fernando Simonsen, 566, Bairro Cerâmica).

A programação foi iniciada segunda-feira (25/4). Até sexta-feira (29/4), atenderá alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental das escolas da rede municipal, além da EMEI Abelardo Galdino Pinto, em dois períodos (manhã e tarde). Já no sábado (30/4) o programa será aberto a todas as crianças de 5 a 9 anos, das 8h às 13h. O público estimado para a semana é de 1.300 meninos e meninas.

Alunos da EMEF Prof. Olyntho Voltarelli Filho participaram do Na Pista Certa na tarde desta terça-feira (26/4). Entre eles, os amigos João Pedro Barbosa, Lorena Vitorino e Murilo Cândido, todos de 6 anos. O trio se divertiu e aprendeu. “O motorista sempre tem de esperar o pedestre atravessar a rua”, relatou Lorena. “E tem que parar no farol vermelho”, concluiu Murilo.

A atividade começou com um teatro infantil, no qual os alunos conheceram duas cidades fictícias: uma limpa e organizada, e a outra suja, com desrespeito entre os moradores. O comparativo serviu para a rápida assimilação das crianças, que escolheram viver na primeira delas. E aprenderam que, para isso, precisam preservar o meio ambiente, exercer a cidadania e respeitar as regras de trânsito.

Depois do aprendizado teórico foi a vez do destaque do programa e momento mais aguardado pelos pequenos. A turma montou nas bicicletas e percorreu a minipista, espaço lúdico que simula uma pequena cidade com algumas sinalizações viárias. Novidade neste ano são as apresentações do Teatro de Fantoches da Guarda Civil Municipal (GCM), além de rápidos exercícios sobre certo e errado no trânsito.

“Os trabalhos de conscientização são cada vez mais necessários para um trânsito seguro. E fazer isso com as crianças é formar boas gerações”, ressalta a coordenadora de Educação no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana da Prefeitura, Gimeres Rocha Veloso.

Programa – O Programa Na Pista Certa foi idealizado pela Fundação Mapfre para proporcionar vivências lúdicas e pedagógicas em um espaço cenográfico com estrutura modular e itinerante. Monitores treinados apresentam conteúdos de segurança viária e valores como o respeito ao próximo e ao meio ambiente.

O programa também inicia os participantes no conhecimento da sinalização viária e ressalta a importância das regras de convivência e de valores como solidariedade, respeito, inclusão e gentileza para a segurança e integridade das pessoas. Além disso, informa e conscientiza sobre as relações entre transporte particular, coletivo e meio ambiente, abordando temas como emissão de gases poluentes e poluição sonora.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Crianças aprendem e se divertem no Programa Na Pista Certa"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *