Creche, ‘mundo’ onde se aprende brincando

1090 0

Da Redação – Com quase 3 anos, Kauã é um menino esperto. Divide os brinquedos com os amigos, atua em peças de teatro e escolhe o livro de história que quer levar para casa. “Ele pede e eu conto a história. Chego a repetir 10 vezes a leitura. Sinto-me segura com a qualidade da proposta pedagógica da creche. Meu filho está aprendendo”, conta a mãe, Sandra Regina Pires dos Santos.

Com esse olhar voltado para o conhecimento, convivência, valores éticos, confiança e formação, as creches municipais de São Bernardo são muito mais que espaços que cuidam de crianças. Elas contribuem com o desenvolvimento dos alunos em parceria com as famílias.

No dia a dia da creche, os processos didáticos parecem uma grande brincadeira. E quem conhece o mundo infantil, sabe que brincadeira de criança é coisa séria. “Elas são motivadas pelo lúdico e pelo prazer. A brincadeira propicia a interação e o conhecimento”, explica Roseli Manerich, professora da Emeb Cecília Turbay, no Riacho Grande.

Na verdade, todos os espaços são explorados como se fossem pequenos universos, onde a fantasia ganha vida por meio da literatura infantil, na encenação de peças como “João e o pé de feijão” e nos estudos do meio, entre outras atividades.

Na rotina das 13.460 crianças de 0 a 3 anos, nas 44 creches municipais, o aprendizado está presente em todos os momentos: nas cinco refeições do dia, quando se prova novos sabores e texturas de alimentos, na interação com os amigos, professores, outros adultos e nas atividades de letramentos e alfabetização. Cansativo? Não, pura alegria. Como diz a professora Roseli: “As crianças entram e saem sorrindo da escola. Estamos formando cidadãos felizes.”

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Creche, ‘mundo’ onde se aprende brincando"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *