Copa América de Down Hill/4x terá pilotos de cinco países no masculino

376 0

Da Redação – A disputa da Copa América de Down Hill/4X 2017 promete repetir o equilíbrio e a emoção das oito edições anteriores. Afinal, estarão reunidos no Ski Mountain Park, em São Roque, no interior paulista, os principais pilotos do país, no masculino e no feminino, e destaques de outras quatro nações no torneio masculino, Chile, Argentina, Equador e a convidada especial, a Inglaterra. A competição de descida de montanha acontecerá entre os dias 20 e 22 de janeiro, e terá transmissão da prova final para todo o país no domingo (22), a partir das 9h15, dentro do Esporte Espetacular.

Em oito edições realizadas no masculino, o Brasil levou a melhor em seis. Robson “Urubu” Santos venceu em 2002 e duas vezes em 2003, Doron Cattoni ganhou em 2006, Lucas de Borba em 2014, e Thiago Boaretto no ano passado.  Os chilenos Sebastian Vasquez, em 2005, e Enrique “Kiké” Genova, em 2016, foram os estrangeiros no topo do pódio em São Roque.

Os destaques estrangeiros  confirmados para 2017 são os chilenos Enrique “Kiké: Genova, duas vezes campeão do mundo e vencedor em São Roque em 2015; e Andreas Kukulis, campeão latino-americano de enduro em 2015; o equatoriano Mario Jarrim, campeão pan-americano de 4X; o argentino César Schneider, com diversas participações em competições internacionais; e o convidado especial desta edição, o inglês Thomas Kelly, primeiro campeão de enduro em seu país.

O Brasil também terá diversas feras na briga pelos títulos e a manutenção da hegemonia. Estão confirmados o atual campeão, Thiago Boaretto; o tricampeão Robson Urubu; Markolf Berchtold, vice-campeão da Copa do Mundo; Maicon Pradella, campeão  brasileiro de 2016; Matheus Neitzke, campeão pan-americano júnior em 2016;  Renato Rezende, campeão mundial de BMX, 12 vezes campeão nacional de BMX, duas vezes atleta olímpico; Kaike Milani, campeão nacional em 2015 BMX; Lucas de Borba, vencedor e 2014; e Thiago Hach, vice-campeão caterinense em 2016, entre outros.

Criado em 2002, o evento foi disputado até 2006, retornando em 2014 com a mesma força. Em sua nona edição, o evento é de tirar o fôlego desde a primeira bateria. Os pilotos têm de mostrar muita habilidade e ousadia para superar adversários e, principalmente, os desafios de uma pista técnica, com 14 obstáculos e 12 curvas. Quem sai lucrando é o público, que pode acompanhar momentos emocionantes.

O sistema de disputa deste ano prevê a participação de cerca de 125 pilotos convidado, sendo 90 no masculino e 35 no feminino, reunindo as feras da modalidade. Os 24 mais bem colocados na fase de classificação no masculino passarão para as oitavas de final, juntamente com o oito convidados pelo evento. No feminino, as três primeiras da edição anterior estarão classificadas automaticamente para a Prova Principal de domingo, mas deverão participar da tomada de tempo para definição de Cabeças de Chave.

Na sexta-feira serão feitos a entrega de kits e placas de identificação e os treinos livres. No sábado, dia 21, serão duas tomadas de tempo, uma pela manhã e outra de tarde, e os 25 melhores passarão para o domingo, juntando-se aos oito convidados. Já o feminino passará cinco atletas para o domingo, ao lado das  três melhores de 2016.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Copa América de Down Hill/4x terá pilotos de cinco países no masculino"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *