Controle de Zoonoses de SCS vistoria casas em atividade de prevenção à dengue

47 0

Texto: Gisele Lopes (PMSCS)

Da Redação – A melhor forma de prevenir a dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, que ocorre por meio de água parada nos possíveis criadouros. O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de São Caetano do Sul realiza trabalho permanente no controle e eliminação do Aedes aegypti no município.

Os agentes fazem visitas periódicas por toda a cidade, pontos estratégicos cadastrados com possíveis criadouros, como cemitérios e ferro velho, além de locais com grande circulação de pessoas como Unidades Básicas de Saúde e Hospitais, que recebem visitas quinzenais dos agentes.

“O trabalho preventivo é fundamental e pode ser feito de maneira simples, eliminando objetos que acumulam água parada. É importante ressaltar também, que a população tem um papel essencial neste processo. Precisamos da colaboração de todos para ter sucesso nesta batalha”, destacou Danilo Sigolo Roberto, diretor do Centro Integrado de Vigilância em Saúde.

Os agentes de controle de zoonoses ou de endemias seguem a Nota Informativa n° 8/2020 do Ministério da Saúde, realizando o trabalho de visita a imóveis e alertando sobre os cuidados dentro das propriedades em relação a prevenção e eliminação de possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. “Dependendo da atividade, o agente é orientado a entrar e trabalhar frente, lados e fundo do quintal, orientando sobre cuidados com plantas, ralos e caixas d’água”, afirmou o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Fábio Bertola Agostini.

As pessoas devem preocupar-se em manter suas casas vigiadas semanalmente, para evitar criadouros do mosquito no interior do imóvel, eles podem se reproduzirem em ralos, pias, bebedouro de água dos animais, bandejas de geladeiras, calhas, caixa d’água e qualquer outro recipiente que possa acumular água. Deve-se usar água sanitária semanalmente naqueles locais em que não é possível eliminar a água como, por exemplo, ralos e pias.

Em janeiro de 2020, foram registradas 22 notificações, sendo um caso autóctone e dois casos importados. Este ano, até o momento, o município registrou duas notificações, e foram descartadas.

Além das vistorias periódicas, o CCZ também faz visitas mediante denúncias feitas pela população pelo telefone 4233-7516 ou email ccz@sãocaetanodosul.sp.gov.br.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Controle de Zoonoses de SCS vistoria casas em atividade de prevenção à dengue"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *