Contrastes- Ken-i-chi Kaneko e Bia Doria é a nova exposição da Pinacoteca SCS

541 0

Da Redação – A Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul por meio da Pinacoteca Municipal apresenta a exposição “Contrastes – Ken I Chi Kaneko e Bia Doria” com obras dos artistas Ken I Chi Kaneko e Bia Doria. A abertura será nesta quarta-feira (19/7) às 19h na Pinacoteca (Av. Dr. Augusto de Toledo, 255, Bairro Santa Paula).

Com objetivo de provocar, questionar e desencadear um olhar perspicaz sobre a arte, a expografia é comprometida com a formação de novos públicos e proporciona uma experiência com a arte, de forma semântica e sensorial, oferecendo a mediação, o diálogo, o fazer artístico e a reflexão.

Por meio de suas 52 obras, (36 de Kaneko e 16 de Doria), a mostra ressalta a individualidade de cada artista através de suas diferenças, uma vez que ambos trazem a natureza como ponto de partida, mas a forma de percebê-la e transformá-la em linguagem artística é totalmente diversa. Os artistas abstraem até quase desaparecer o tema norteador, mas utilizam linguagens diferentes como o bidimensional e o tridimensional.

Com a curadoria de Nair Duarte e Fabiana Cavalcante, “Contrastes – Ken I Chi Kaneko e Bia Doria” é uma exposição para ser apreciada e refletida pela diversidade. A intenção é que a visita não seja, nem o começo e nem o fim, mas a parte fundamental do processo educativo dos alunos, dos professores e dos visitantes.

Artistas – Ken I Chi Kaneko é um artista cujas obras fazem parte do acervo pertencente da Pinacoteca Municipal. Completando 50 anos de carreira, este sobrevivente da 2ª Guerra Mundial, apresenta obras autobiográficas, que demonstram seu interesse pelo traço. Com um olhar voltado para homem e sua interação com a natureza, traz uma crítica sobre as mazelas da sociedade, como a guerra, as diferenças sociais e as tragédias naturais. O artista acredita que a natureza é toda a energia do mundo, humano ou natural, um tipo de acontecimento. Para ele, a pintura caminha dentro da palavra, com sentido, e busca o sentimento de formas e cores.

A artista contemporânea Bia Doria, tem a natureza como matéria-prima e motivo de seu trabalho. Suas esculturas são sensíveis e buscam a expansão da consciência, uma invenção espacial das formas da flora. Além de propor uma ressignificação de objetos destruídos, devastados, largados, jogados pelo homem, utilizando elementos da natureza, que, por meio da apropriação, traz uma reflexão acerca das problemáticas contemporâneas.

“Contrastes – Ken I Chi Kaneko e Bia Doria” ficará em cartaz até 22 de setembro de 2017. A visitação é livre e gratuita, e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 13h. Mais informações pelo telefone 4223-4780.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Contrastes- Ken-i-chi Kaneko e Bia Doria é a nova exposição da Pinacoteca SCS"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *