Consumidor pode ingressar na Justiça e denunciar frigorífico e comerciantes por carne estragada ou fora da validade

1113 2

Da Redação – Operação realizada pela Polícia Federal anunciou nesta sexta (17) que vários frigoríficos do país vendiam carne estragada. Segundo a investigação da Operação Carne Fraca, foi identificado que diretores e donos das empresas estariam envolvidos diretamente nas fraudes, que contavam com a ajuda de servidores do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Entre os principais problemas estão o uso de produtos químicos na manipulação das carnes e produtos fora da validade, além da inserção de papelão em lotes de frango. O caso envolve grandes empresas, como a BRF e a JBS, mas também frigoríficos menores, como o Peccin, do Paraná.

A advogada Nathália Monici Lima, da área de Direito do Consumidor do escritório Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados, ressalta que a comercialização de produtos alimentícios impróprios para o consumo coloca a vida e a saúde dos consumidores em risco e gera danos que devem ser indenizados. “O consumidor que se sentir lesado deve buscar os seus direitos através de denúncias na Anvisa e no Procon contra os fornecedores. Além disso, o consumidor pode ingressar na Justiça para solicitar, através de uma ação indenizatória, a reparação dos prejuízos sofridos, sejam eles morais ou materiais”, orienta.

A especialista explica também que nestes casos “não apenas o frigorífico é responsável pelos danos causados, mas também o comerciante que coloca o produto à disposição do consumidor em seu estabelecimento, dada a sua responsabilidade pela conservação e venda do alimento”.

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

2 Comentários on "Consumidor pode ingressar na Justiça e denunciar frigorífico e comerciantes por carne estragada ou fora da validade"

  1. Valdinete Ferreira da Silva

    Lamentável, a vigilância sanitária onde esteve todos esses anos, muita gente enriqueceu né….

  2. Antonio

    No dia 13/10/18 Eu comprei uma peça de contra filé a vácuo da marca ao ponto no mercado atacadista de Peruíbe localizado na av.tenente milênio 8528 – Peruíbe, e ao chegar na minha residência no Itanhaém SP e quando comecei a desemnalar para fatiar a carne estava muito avermelhada e um odor insuportável, não tive tempo para voltar no mercado para reclamar, joguei fora imediatamente, pois ninguém aguentava o mal cheiro.
    Lamentável um estabelecimento tão famoso vender tal produto destas condições.

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *