Consórcio traz políticas regionais integradas em evento internacional

201 0

Iniciado nesta quinta (16/5) na Confederação Nacional de Municípios, workshop conta com apoio de programas da União Europeia e da ONU

Da Redação – O Consórcio Intermunicipal Grande ABC apresentou nesta quinta-feira (16/5), durante workshop internacional realizado em Brasília, as principais políticas públicas desenvolvidas em âmbito regional nas sete cidades. O evento tem como temas a nova agenda urbana e o desenvolvimento de cidades inteligentes no Brasil.

O workshop é promovido na sede da Confederação Nacional de Municípios (CNM), na capital federal, e conta com realização do Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), iniciativa da União Europeia, e apoio da Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, trouxe dados territoriais e socioeconômicos detalhados das sete cidades, assim como o histórico da fundação da entidade que reúne as prefeituras da região. Também destacou as iniciativas já colocadas em prática graças à articulação conjunta e os desafios que persistem em áreas como drenagem, gestão de riscos, economia, trabalho, saúde, planejamento urbano, moradia, resíduos sólidos, meio ambiente, segurança e inclusão social.

“Mesmo com dimensões e populações distintas entre os municípios, o Grande ABC é relativamente homogêneo em relação aos desafios e com grande interdependência socioeconômica, o que fomentou a cultura de pensar regionalmente as políticas públicas”, afirmou Brandão.

Entre as principais iniciativas mantidas pelo Consórcio ABC, o secretário-executivo apresentou resultados conquistados pelo Programa Casa Abrigo Regional Grande ABC, pelo Centro de Gerenciamento de Emergências do ABC (CGE ABC) e pelo Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU).

Também nesta quinta-feira, o workshop discutiu o enfrentamento e a adaptação às mudanças climáticas. A programação contou com palestras de representantes da ONU-Habitat, da União Europeia e das prefeituras de Araripina (PE), Belo Horizonte (MG), Prefeito de Benedito Novo (SC) e Vitória (ES).

O workshop internacional “Construindo Capacidades: Nova Agenda Urbana e Desenvolvimento de Cidades Inteligentes no Brasil” prossegue na sexta-feira (17/5).

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Consórcio traz políticas regionais integradas em evento internacional"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *