Consórcio tem nova perspectiva para a linha 18-Bronze do Metrô

169 0

Da Redação – O trabalho do Consórcio Intermunicipal Grande ABC para trazer à entidade regional o secretário nacional de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos, Jean Carlos Pejo, do Ministério do Desenvolvimento Regional, resultou em uma nova perspectiva para o Governo do Estado tirar do papel a linha 18-Bronze do Metrô, que deve ligar São Bernardo do Campo à capital, passando por Santo André e São Caetano do Sul.

Em entrevista coletiva após agenda na sede do Consórcio ABC, em Santo André, Pejo disse que o Governo Federal está aberto ao diálogo para colaborar financeiramente com o projeto. “Estaremos ouvindo as necessidades que o Governo do Estado tem e avaliar a melhor solução para o cidadão. De nossa parte, estamos abertos para o diálogo”, disse o secretário nacional.

A linha 18-Bronze foi projetada inicialmente para receber sistema de monotrilho, por meio de Parceria Público-Privada (PPP), assinada em 2014. No entanto, o início das obras esbarrou em questões financeiras e falta de recurso para as desapropriações. Em março, o governador João Doria anunciou que a Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos (STM) faria estudo para saber qual a melhor forma para tirar o projeto do papel, se pela proposta original ou com mudança de modal, tendo o BRT (Transporte Rápido por Ônibus) como opção. A perspectiva é que haja uma definição sobre isso ainda neste mês, segundo o Governo Estadual.

O secretário-executivo do Consórcio ABC, Edgard Brandão, destacou o trabalho da entidade regional no sentido de destravar uma obra importante de mobilidade urbana para a região. “A vinda do secretário nacional é uma conquista muito grande para as sete cidades. A presença dele aqui o dia todo, conhecendo nosso trabalho e se colocando disponível para atender todos os municípios, um a um, é algo inédito e que temos de enaltecer. Só temos a agradecer a visita dele e essa parceria de trabalho, que pode render bons frutos para o Grande ABC”, disse Brandão.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Consórcio tem nova perspectiva para a linha 18-Bronze do Metrô"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *