Consórcio sedia capacitação de servidores estaduais da Vigilância Sanitária que atuam na região

711 0

Da Redação – O Consórcio Intermunicipal Grande ABC deu sequência na última semana à orientação institucional de fornecer estrutura técnica e instalações da entidade para sediar eventos de interesse público, e de capacitação dos servidores e otimização do serviço público.  A entidade regional cedeu uma sala de reunião e o Auditório Governador Mário Covas, além de equipamentos de projeção usados no treinamento. A capacitação técnica reuniu aproximadamente 50 servidores técnicos que atuam na Vigilância Sanitária dos municípios do Grande ABC.

Segundo Loide Rodrigues Lima Machado, que integra o quadro funcional do Grupo de Vigilância Sanitária (GVS 7), da Secretaria Estadual da Saúde, a parceria com o Consórcio Intermunicipal é importante nessas capacitações do funcionalismo. A capacitação versou sobre a correta avaliação dos laudos técnicos para a liberação de equipamentos de Saúde, e ficou a cargo da farmacêutica e bioquímica Nelí Pires Magnanelli, com graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (USP); especialista em Administração de Instituições de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas e em Higiene do Trabalho pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Atualmente desenvolve atividades em Saúde do Trabalhador na Divisão de Vigilância Sanitária do Trabalho do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual da Saúde, tendo como áreas de atuação a toxicologia ocupacional e risco ocupacional a agentes químicos.

Para Loide Machado, a parceria entre o Governo do Estado de São Paulo e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC é muito produtiva e favorece a capacitação e otimização do trabalho dos servidores. “Isso acaba refletindo numa melhor prestação de serviços para a comunidade e demais setores da sociedade civil”, afirmou. A atividade serviu para capacitar os servidores para que eles possam fazer uma correta análise sobre o projeto, antes mesmo da construção do hospital ou clínica, para que não tragam problemas para o usuário do serviço público de saúde.

“O nosso grupo faz esse papel de articulação, de monitoramento, aprimoramento e de capacitação para todos os municípios do Grande ABC, enquanto Vigilância Sanitária, e também articulando as demais áreas da Saúde quando o tema exige. Como foi o caso desta capacitação. O tema versou sobre a correta infraestrutura dos hospitais, e temos funcionários de diversas áreas, todas ligadas à estrutura dos hospitais. É justamente para que o servidor possa fazer uma correta avaliação do Laudo Técnico, que é o projeto estrutural e que abrange o serviço hospitalar e que é altamente complexo. Vai desde o ambulatório e Pronto-Atendimento e Pronto-Socorro, até uma UTI Centro Cirúrgico, que é muito complexo e depende de vários setores para garantir a integridade do paciente. Desde aquele que precisa de uma simples consulta e até mesmo aquele que vai para a UTI”, destacou Loide.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Consórcio sedia capacitação de servidores estaduais da Vigilância Sanitária que atuam na região"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *