Consórcio recebe alunos da Unesp e se aproxima das universidades

130 0

Cerca de 30 alunos da universidade visitaram entidade regional; instituição é quinta do setor a manter contato com entidade regional em três meses

Da Redação – Dando continuidade à aproximação do Consórcio Intermunicipal Grande ABC com instituições de ensino superior, o órgão que representa as prefeituras da região recebeu nesta quinta-feira (13/6) alunos da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Em três meses, a entidade regional já recepcionou ou visitou cinco universidades diferentes.

Aproximadamente 30 estudantes do campus da universidade em Rio Claro (SP) visitaram a sede do Consórcio ABC, em Santo André, e assistiram a uma apresentação feita pelo secretário-executivo da entidade regional, Edgard Brandão, com dados territoriais e socioeconômicos detalhados das sete cidades.

Durante o encontro, Brandão resgatou o histórico da fundação do Consórcio ABC, criado em 1990, e as principais realizações do colegiado de prefeitos ao longo das últimas décadas, assim como as iniciativas já colocadas em prática graças à articulação conjunta dos municípios e os desafios que persistem na região.

Entre as principais ações mantidas pelo Consórcio ABC, o secretário-executivo apresentou resultados conquistados pelo Programa Casa Abrigo Regional Grande ABC, pelo Centro de Gerenciamento de Emergências do ABC (CGE ABC) e pelo Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU).

“O contato com os universitários é muito importante não só para agregar conhecimento à formação acadêmica deles, mas também contribui para ampliar a participação da sociedade civil no desenvolvimento das políticas públicas da nossa região”, afirmou Brandão.

Também participaram do encontro os diretores jurídico, Eduardo Moura, administrativo e financeiro, Miguel Heredia, e as coordenadoras de Programas e Projetos Juliana Cavasini, Lívia Rosseto e Maria Gracely Batista Marques, a Graça.

Aproximação com as universidades

Nos últimos três meses, a Unesp é a quinta instituição de ensino superior a manter contato com o Consórcio ABC. Em abril, a entidade regional recebeu o reitor da Universidade Federal do Grande ABC (UFABC), Dácio Matheus, além de participar da apresentação da 7ª Carta de Conjuntura da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS).

Ainda no mesmo mês, realizou uma reunião com pesquisadores do Instituto Mauá de Tecnologia para debater a possibilidade de assinatura de acordo de cooperação técnica com recursos provenientes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) para monitoramento de córregos e rios.

Em maio, alunos da disciplina de Políticas Públicas participaram de uma semana de estudos sobre o Consórcio ABC, com o objetivo da conhecer sobre os projetos desenvolvidos pela entidade regional em benefício das sete cidades em diferentes áreas.

Na última quarta-feira (11/6), o reitor do Centro Universitário Fundação Santo André (FSA), Rodrigo Cutri, visitou o Consórcio ABC e colocou a instituição de ensino à disposição da entidade regional para realização de iniciativas conjuntas por meio de cooperação técnica.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Consórcio recebe alunos da Unesp e se aproxima das universidades"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *