Consórcio Intermunicipal entrega 1º Centro de Gerenciamento de Emergências regional do País

665 0

Crédito – Foto: Gabriel Inamine(PMSBC)

Da Redação – O Consórcio Intermunicipal Grande ABC inaugurou, nesta sexta-feira (8), o Centro de Gerenciamento de Emergências ABC (CGE ABC), a primeira unidade regional do gênero no País. Instalado na sede da entidade regional, o CGE passa a realizar o monitoramento das condições meteorológicas na região, fornecendo com antecedência informações sobre a quantidade e intensidade das chuvas, proporcionando integração, agilidade e eficácia às ações das equipes de Defesa Civil.

O presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, ressaltou que o nível de aprimoramento e refinamento das informações apuradas e transmitidas pela unidade vai contribuir para o trabalho realizado pelos seis municípios consorciados. “Quanto mais informação, menos risco. Além de ser uma medida importante e inovadora, o CGE é a prova de que a integração, por meio de ações conjuntas e regionais, influencia positivamente a vida das pessoas. A prevenção vai poupar vidas”, afirmou.

Morando apontou que todos os municípios da região enfrentam situações comuns na área, especialmente o enfrentamento aos riscos de deslizamentos ou alagamentos. “Cada município tem o seu protocolo de atuação durante o período chuvoso. O que nos une é que todos temos os mesmos desafios”, disse.

O presidente do Consórcio afirmou ainda que, mesmo diante de um orçamento mais enxuto neste ano, a entidade regional tem entregado produtos e serviços à população. “Todas as nossas decisões têm que ter o amparo de todos os prefeitos. Mesmo depois de reduzimos o orçamento pela metade estamos apresentando um pacote de ações reais”.

A inauguração do CGE ABC é a concretização do trabalho de quase um ano do Grupo de Trabalho (GT) Gestão de Riscos, destacou o secretário executivo do Consórcio, Fabio Palacio. “Isto é resultado de um envolvimento extremamente dedicado de cada um dos técnicos dos seis municípios que compõem o Consórcio, com o objetivo de desenvolver uma solução conjunta para que o atendimento da população pudesse ser melhorado”.

Para Palacio, a integração das cidades foi o grande desafio desse projeto. “Tivemos que entender os protocolos de atendimentos de cada uma delas e fazer com que todas começassem a atuar da mesma maneira. Como resultado, conseguimos fazer a interpretação dos dados e podemos disponibilizar essa informação às Defesas Civis dos municípios de forma muito mais eficiente”, afirmou.

O CGE é operado pela empresa Squitter Meteorologia e Hidrologia, responsável também pelos CGEs das cidades do Rio de Janeiro e Blumenau, e pelos técnicos das defesas civis municipais. Com a instalação da unidade, os municípios consorciados passam a contar com um meteorologista dedicado a estudar os fenômenos meteorológicos da região, além dos dados pluviométricos e das estações meteorológicas locais.

Representante da Squitter, o meteorologista Caio Souza ressaltou que o CGE ABC é uma iniciativa de vanguarda, justamente pelo fato de a região ser a primeira do País a desenvolver uma iniciativa do gênero por meio de um consórcio de cidades. “Todos nós sabemos que no ABC o que acontece em um município influencia diretamente a cidade vizinha, por isso o CGE tem a missão de integrar todas as informações das cidades, com informações em tempo real do acontece em cada ponto de monitoramento e análise de como isso pode acarretar nos pontos vizinhos. De todas as experiências que já tivemos de implementação, o Grande ABC é o que começou com o nível mais alto de integração de dados”, explicou.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Consórcio Intermunicipal entrega 1º Centro de Gerenciamento de Emergências regional do País"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *