Consórcio ABC faz lives para debater temas de interesse da sociedade

334 0

Desde abril, entidade regional já realizou oito encontros virtuais transmitidos ao vivo por meio de rede social

Texto: Rodolfo Albiero (CIGABC)

Da Redação – Desde o início o distanciamento social no Estado de São Paulo, em virtude do novo coronavírus (Covid-19), o Consórcio Intermunicipal Grande ABC interrompeu a realização de eventos presenciais em sua sede, priorizando os encontros por sistemas de videoconferência e outras ferramentas para comunicação a distância. Ao longo da pandemia, a entidade regional tem realizado uma série de lives, com debates, esclarecimentos e orientações sobre temas variados que interessam à sociedade.

O formato teve início em 24 de abril, com um debate sobre violência doméstica contra as mulheres no contexto do isolamento social. O tema foi abordado pela assistente social Luciene Santana, coordenadora da Casa Beth Lobo (Centro de Referência no Atendimento à Mulher em Situação de Violência de Diadema) e pela advogada Maria Aparecida da Silva, presidente do Conselho Gestor do Programa Casa Abrigo Regional Grande ABC.

Em maio, o Consórcio ABC promoveu lives sobre temas da comunidade LGBT. No dia 19, o coordenador do GT LGBT da entidade regional, Vitor Oliveira Lopes, apresentou ações e políticas públicas voltadas para essa população. No dia 21 do mesmo mês, a cantora e ativista Samara Arkcelio falou sobre questões recorrentes ao cotidiano das travestis nas sete cidades, abordando desde a vida nas ruas e o tráfico de pessoas, assim como as ações que buscam transformar a realidade dessas mulheres.

Em 27 de maio, a questão da mulher negra no contexto da Covid-19 foi tema de debate que reuniu as assistentes sociais Suelma Inês,  integrante do Grupo de Estudo das Relações Étnico Raciais e o Serviço Social (GERESS), e Andreia Miguel, coordenadora do GT Igualdade Racial do Consórcio ABC.

Ainda em maio, no dia 29, a entidade regional realizou uma discussão sobre masculinidades e violência contra a mulher relacionados ao isolamento social. O assunto foi abordado por integrantes do Grupo Temático Gênero e Masculinidades, representado pelo seu coordenador, Eurico de Marcos Jardim, pelo psicólogo Ed André e pelo assistente social José Adriano. 

Em junho, a live realizada no dia 19 debateu religiões de matrizes africanas no contexto da Covid-19, com participação de Iay Maria Emília, coordenadora estadual do grupo Mulheres de Axé do Brasil, e Mestre Pelé, coordenador de Igualdade Racial da Secretaria de Participação e Inclusão Social de Ribeirão Pires e membro do GT Igualdade Racial do Consórcio ABC.

O isolamento social e as pessoas com deficiência, tema da live realizada no último dia 23, foi abordado pelo advogado Luis Kassab, coordenador do GT Pessoa com Deficiência, e por Alan Mazolleni, praticante de corrida de rua com cadeiras de rodas de uso diário e membro do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Bernardo do Campo. O encontro virtual contou ainda com a participação dos intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Gustavo Melo da Silva e Marcos Vinícius de Souza Silva.

Encerrando o mês de junho e o semestre, o Consórcio ABC promoveu na terça-feira (30/6) uma live para tratar sobre as pessoas idosas e a garantia de direitos durante e pós pandemia. A discussão reuniu a assistente social Vera Paulussi e os advogados Luis Kassab e Carmela Dell’Isola.

Nesta quarta-feira (1/7), às 15h, ocorre a primeira live do mês, tendo como tema as políticas de Recursos Humanos durante a pandemia. O assunto será abordado por Euza Bispo, gestora de Recursos Humanos, e por Marcelo Dantas, representante do GT Desenvolvimento Econômico do Consórcio ABC.

O presidente da entidade regional e prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão, ressaltou que os eventos virtuais possibilitam garantir a continuidade do debate sobre assuntos que interessam diretamente à população das sete cidades.

“Graças à tecnologia, este período em que as pessoas precisam permanecer em casa, seguindo as medidas de distanciamento social, torna-se uma oportunidade para abordarmos temas muito importantes para sociedade em geral. As lives do Consórcio ABC reúnem gestores públicos, profissionais e especialistas em diferentes áreas. Por isso, convidamos todos a ficarem ligados nas nossas redes sociais e acompanharem os eventos realizados”, afirmou Maranhão.

As lives do Consórcio ABC são transmitidas pela página oficial do órgão no Facebook (www.facebook.com/consorcioabc), onde também estão disponíveis os vídeos dos encontros já realizados.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Consórcio ABC faz lives para debater temas de interesse da sociedade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *