Conselho Municipal é prioridade para a coordenadoria da Igualdade Racial

226 0

A Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (CREPIR) de Diadema realizou em abril a primeira reunião do ano para apresentar seus projetos, com a presença do prefeito Lauro Michels, e do vice-prefeito e chefe de Gabinete, Márcio da Farmácia.

A coordenadoria realiza trabalhos em Diadema desde 2005 e conta com o apoio de aproximadamente 20 grupos de movimentos negros e de matriz africana de diversas religiões. Segundo o novo coordenador da CREPIR, Jurandir de Sousa, seus principais objetivos são retomar a Conferência Regional para levar a discussão à esfera federal e criar o Conselho Municipal da Igualdade Racial, para ajudar a divulgar e dar força ao movimento.

O evento contou com a presença de 40 representantes de diversos segmentos como cultura africana, samba, hip hop, rap, artes e religiões. “O importante é fazer com que a cultura africana seja mais divulgada e reconhecida. Para isso, precisamos nos unir sem nos importarmos com religião ou classe social” afirma o pastor Paulo César de Campos, um dos participantes.

Durante o encontro, foi discutido a construção do plano de trabalho 2017, que pretende potencializar a divulgação do movimento na cidade. “Estou aqui para reafirmar o compromisso do governo com a coordenadoria. Vamos trabalhar juntos por uma cidade mais justa, onde não exista distinção de credo, raça ou cor. Somos todos humanos e iguais. E vamos sempre buscar essa igualdade”, comentou o prefeito Lauro Michels.

Além do plano de trabalho da CREPIR, foi discutida também a questão do preconceito racial no ambiente de trabalho e nas escolas, a participação da cultura negra nos eventos da cidade e a forma de captação de recursos para realizar os projetos do conselho.

Festas da Coordenadoria – Dentre os eventos realizados pela Coordenadoria estão a festa Águas de Iemanjá que é realizada em fevereiro, em homenagem à rainha do mar, e reúne palestras, exposições e música da cultura afro. Em novembro, é promovida a festa Kizomba, instituída pela Lei Municipal 2.810, de 23 de outubro de 2008, que promove rodas de leitura, debates, apresentações de bandas e danças, saraus, seminários e exposições durante todo o mês em comemoração ao Dia da Consciência Negra.

Serviço – Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Rua Almirante Barroso, 111 – Centro – Diadema – Telefone: 4057-7906)

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Conselho Municipal é prioridade para a coordenadoria da Igualdade Racial"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *