Conselho de segurança alimentar de São Bernardo toma posse

554 0

Da Redação – Os novos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) de São Bernardo tomaram posse nesta segunda-feira (25). Formado por 15 suplentes e 15 titulares, o conselho conta com representantes da sociedade civil e do poder publico.

Algumas das atribuições do Comsea são propor diretrizes e prioridades do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional; articular, acompanhar, monitorar e fiscalizar a implementação de ações que tenham como objetivo garantir segurança alimentar; instituir mecanismos permanentes de articulação com órgãos estaduais e nacionais e entidades congêneres de segurança alimentar e nutricional; e zelar pelo direito humano à alimentação adequada.

Participaram do evento de posse, no Paço Municipal, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e os secretários Tarsicio Secoli (Coordenação Governamental e Serviços Urbanos), Nilza de Oliveira (Orçamento e Planejamento Participativo) e Jean Carlos Valadares (representante da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania).

Valadares lembrou que, desde 2009, quando o Conselho foi criado, houve avanços significativos nas políticas alimentares e nutricionais no município. O objetivo, agora, é traçar o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. “Para isso temos que levar em consideração atendimentos feitos pelo Banco de Alimentos, a alimentação escolar, a qualidade da água consumida no município, as feiras livres, entre outros fatores. A ideia é que possamos aderir ao sistema nacional”, disse.

Luiz Marinho, que foi presidente do Consea Nacional em 2003, lembrou que o projeto de hortas comunitárias pode contribuir para garantir que todos em São Bernardo tenham acesso a alimentação de qualidade. “Esse é um dos aspectos em que podemos avançar mais. Além disso, vale ressaltar que o conselho consolidou o atendimento de 6,8 mil famílias com alimentação de qualidade”, salientou.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Conselho de segurança alimentar de São Bernardo toma posse"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *