Confira os destaques da semana da Feira de Artes de Paranapiacaba

35 0

Da Redação – De 9 a 11 de abril os destaques da Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba terão música, oficina, sarau e teatro infantil. Tudo gratuito! Desde o dia 12 de março a Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba disponibilizou vários vídeos no youtube. A produção executiva e a curadoria são de Anita Carvalho e Leonete Accetto e a proponente do projeto é a empresa Ba Rocco Produções. O evento contou com o apoio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc. Os links de visualização são: site, https://www.fparanapiacaba.com/, Facebook, @feiraparanapiacaba, instagram, @fparanapiacaba e youtube, https://www.youtube.com/channel/UCkybq5v5kXvN5UcTxShNneg

Agenda de 9 a 11 de abril, sexta a domingo:

9 de abril, sexta-feira, às 20h – Música – Anette Camargo (voz e piano)

10 de abril, sábado, às 11h – Oficina de ginástica brincante para a família com Leo Dias

Às 20h – Sarau – Algumas Coisas P[O]R[A] Dizer

Marcos Lemes e Paulo Dantas (poetas)
Edu Guerra 
(voz e violão)

11 de abril, domingo, às 15h Teatro infantil – Os 3 porquinhos com a Cia Furunfunfum

às 19h – Música – Juliana Lima (voz, violão e acordeão)

A cantora e pianista Anette Camargo apresentará duas músicas de seu trabalho autoral.Aos 6 anos já atuava na música. Participou de vários projetos: “Anette Camargo Trio”, Projeto Tania Maria, Motown Songs e Anita Baker, cantou em casas de jazz de renome como Blue Note em São Paulo. 

Leo Dias ministrará a oficina de ginástica brincante para a famíliacomjogos recreativos, música, corpo e movimento. Ideal para pais e mães brincarem e se exercitarem com os filhos. Todos podem participar respeitando suas individualidades, mas crianças de 4 a 7 anos aproveitam melhor. Professor, músico, compositor, comunicador e trabalha com eventos, possui formação em Educação Física e pós-graduação em lazer e recreação na FEFISA.

Sarau – Algumas Coisas P[O]R[A] Dizer

Parece que algumas vezes deixamos coisas por dizer… e dizemos tantas outras que por algum tempo ficaram nos rondando. É dessa maneira que os artistas Edu Guerra, Marcos Lemes e Paulo Dantas se encontram nesse Sarau; prontos para dizer, cantar, ler, tantas coisas que fazem parte do seu universo artístico/estético. Poemas, canções e textos que, de alguma forma, traduzem seus olhares sobre diversos temas.

Marcos Lemes é ator, diretor, iluminador, artista plástico, escritor e professor universitário. Música Falada é seu trabalho mais recente, ao lado do violonista Edu Guerra e do percussionista Gilson Cardoso. O poeta e escritor Paulo Dantas, e o músico Edu Guerra integram o Sarau. Paulo Dantas é também autor de “A butija dos dizer” (coleção Mimo, Alpharrabio, 2018) e da proposta poética do espetáculo Mundo di Versos Incarnados.

Espetáculo Os 3 porquinhos da Cia Furunfunfum

O espetáculo é dividido em duas partes. Na primeira são apresentadas canções e histórias musicais tradicionais com acompanhamento instrumental ao vivo (flauta transversal e violão). Na segunda parte é representada, com bonecos, a história dos Três Porquinhos. O espetáculo mantém-se fiel ao conhecido enredo dessa história. A novidade está no ritmo vertiginoso da encenação, que utiliza amplamente o improviso e convida a plateia a interagir com os personagens.

Ficha técnica:

Músicas: Baião; São João Dararão; Gatinha Parda; Tangolomango; História Da Coca; Sambalelê – todas do Folclore Brasileiro

Concepção / Direção / Atuação: Marcelo e Paula Zurawski

Bonecos: Sérgio Serrano

Cenografia: Nani Brisque / Naná Lavander

Figurinos: Amarilis Arruda

Fotos de Heloísa Botz

Confecção e manutenção de bonecos e cenários: Claudia Tavares / Gal Gruman / Naná Lavander

Recomendado para crianças a partir de dois anos

Duração: 50 minutos

Juliana Lima é cantora, instrumentista e compositora de Santo André. Possui 23 anos de carreira, com 6 CDs e 1 DVD gravados! Compôs mais de 500 músicas e já realizou turnê na Argentina e na Europa, passando por países como Portugal, Espanha, Itália e Irlanda! Abriu shows de artistas como Ana Carolina, Roupa Nova e Rita Benedita! Dividiu o palco com artistas como Elba Ramalho, Nila Branco, entre outros! Apresentará a música autoral “Pode ser “O Dom””.

Ao todo serão 130 eventos de 43 expositores da Feira, 14 artistas visuais, 7 oficinas de expositores, 8 oficinas de capoeira, ioga, danças africanas, ginástica, plantas comestíveis, tapeçarias, 37 apresentações musicais, 3 saraus; 5 grupos de circo, 6 grupos de teatro infantil e 6 contações de história. Mais de 220 artistas serão contemplados com o projeto.

Desde 2015 é realizada a Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba com expositores de toda região metropolitana de São Paulo e vários moradores da vila. Entre as artes, há o tradicional artesanato em tecidos, linhas e pedras e antiquários. A feira também tem parceria com grupos que buscam novas formas de interagir com mercado de trabalho de forma coletiva, como a Associação Fibras da Serra e o Coletivo FOOP. Em 2020 passou a ser virtual pela pandemia.

Paranapiacaba é uma vila criada pelos ingleses entre 1865 e 1867 para dar moradia aos ferroviários da linha Santos-Jundiaí, uma das ligações ferroviárias pioneiras do Brasil. Pertencente a Santo André, a vila é cercada por belezas naturais com clima ameno.

A Feira de Artes e Antiguidades de Paranapiacaba foi contemplada pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Confira os destaques da semana da Feira de Artes de Paranapiacaba"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *