Confira alguns dos erros mais comuns no uso da língua portuguesa

838 0

* Osmar Junqueira Lima – Há certas palavras em português muito castigadas pelo uso diário do nosso falante, vejamos algumas delas a seguir:

A palavra ‘parabéns’ é usada sempre no plural, embora haja singular, parabém, quando usamos o plural parabéns, temos que fazer a concordância com a palavra no plural, portanto, diga corretamente, meus parabéns e nunca ‘meu parabéns’, se quiser usar o singular pode, mas não é aconselhável, meu parabém.

A palavra ‘óculos’ deve ser usada sempre no plural, óculo do latim oculum, em português olho, são dois, portanto diga sempre meus óculos, nunca diga meu óculos, a concordância do pronome adjetivo é obrigatória.

A palavra ‘recorde’ é paroxítona, acentuação tônica na penúltima sílaba, portando diga recorde, como se lê parede, depende, entende, etc; a palavra ‘nobel’ é oxítona, acentuação tônica na última sílaba, nobel, anel. Já as palavras ótica e óptica têm uma grande diferença de sentido, ótica refere-se ao ouvido, nervo ótico, otite; óptica refere-se ao olho, nervo óptico, portanto, vou comprar meus óculos numa óptica, aparelho de correção de visão. O professor de física quando fala em lentes, fala em óptica, luz.

Vamos falar de uma expressão que está em moda há uns dois anos, operação lava-jato. O emprego usual é incorreto, trata-se de locução adverbial, portanto, a expressão correta é lava a jato, lava-jato é um nome composto que ainda não existe em português, poder-se-ia entender por lava jato o indivíduo que lava aviões, o indivíduo que lava carros com mangueira de propulsão.

Na imprensa tem aparecido muito triplex, duplex, veja, são palavras paroxítonas terminadas em x, são todas acentuadas, deve-se dizer corretamente dúplex, tríplex, ônix, fênix, xérox, tórax, etc.

Até a próxima…

 

* Osmar Junqueira Lima é professor de Português (Literatura e Letras Modernas), ex-coordenador do Curso Objetivo e um dos fundadores da Unidade de Santo André do Objetivo e editorialista do site CliqueABC. Contato com o colunista pelo e-mail professor.osmar.junqueira@gmail.com

Total 2 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Confira alguns dos erros mais comuns no uso da língua portuguesa"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *