Companhia de Danças de Diadema leva “Força Fluída” ao México

301 0

Da Redação – A premiada Companhia de Danças de Diadema, criada há 24 anos, embarca nesta sexta-feira para o México. Na turnê, de 26 de abril a 2 de maio, o corpo de bailarinos apresenta “Força Fluída”, uma coreografia do coreano Jae Duk Kim, criada especialmente para a Companhia. Além do espetáculo, o grupo vai levar para aquele país a experiência do trabalho de oficinas de danças que é desenvolvido nos bairros de Diadema, em parceria com a Prefeitura.

No roteiro da viagem da Companhia de Danças de Diadema haverá apresentações em diversos festivais de dança. De acordo com a Rede Nacional de Dança do México, responsável pela organização dos eventos,  o grupo vai visitar as cidades de Tijuana (dia 26), Mexicali (dia 27), Enseada (dia 28) e Hermosillo (dia 30). “No ano passado, um curador mexicano nos fez uma visita e ficou encantado com a qualidade, técnica e expressividade desta companhia. Depois disso, fomos indicados e selecionados para essa turnê”, explica Ana Bottosso, diretora da Companhia.

Com 28 espetáculos em seu repertório, a Companhia de Danças de Diadema é reconhecida no Brasil e no exterior. Desde que foi criada em 1995, por iniciativa da Prefeitura de Diadema e da bailarina e coreógrafa Ivonice Satie, a Companhia recebeu diversas premiações que contribuíram para o seu reconhecimento e projeção. Além do trabalho artístico, o grupo se destaca pelo  projeto sociocultural, no qual os bailarinos atuam como professores de dança junto a comunidade. “Mais uma vez, a arte da dança de Diadema rompe as fronteiras do país. Aproveitamos esse momento para agradecer a sensibilidade e cooperação da Secretaria Municipal de Cultura e a toda equipe envolvida e consciente do quanto a arte é importante na vida de uma comunidade”, afirma a diretora.

Para o secretário municipal de Cultura, Eduardo Minas, a Companhia de Danças de Diadema é motivo de orgulho para o município. “Os vários prêmios conquistados pela Companhia de Danças de Diadema são a prova da qualidade desse trabalho artístico”, destaca Eduardo. “Importante ressaltar que a nossa população é privilegiada por contar com oficinas gratuitas de danças ministradas pelos artistas da companhia”, diz o secretário.

Visando a difusão e acesso da população à dança, a Secretaria Municipal de Cultura, por meio de parceria com a Companhia de Danças de Diadema, oferece oficinas de iniciação em diversos estilos de dança. Essas aulas ocorrem nos centros culturais dos bairros. Essa parceria já beneficiou mais de 10 mil pessoas, entre crianças, jovens, adultos, melhor idade e portadores de necessidades especiais. Todas essas aulas de dança são gratuitas.

“Força Fluída”

O espetáculo que será apresentado no México começou a ser cogitado, graças a um encontro casual com o artista Jae Duk Kim, da Companhia Modern Table (Coreia do Sul) em um espetáculo internacional de dança. A partir daquele instante, a Companhia de Danças de Diadema estabeleceu intenso elo artístico com o coreógrafo. Assim, iniciaram diversos contatos por meio de workshops, apreciações, reflexões e pesquisas em parceria, culminando na proposta de realização da obra intitulada “Força Fluída”, criada especialmente para a Companhia.

O site da Companhia de Danças apresenta o coreógrafo Jae Duk Kim como  um artista de múltiplas facetas. “Ele também criou a trilha sonora baseada em cânticos naturais de influência oriental, utilizando sons de instrumentos típicos de sua tradição e voz monocórdia. O coreógrafo transita pelo minimalismo dos movimentos que dialogam com a trilha sonora, ora expressando-se com a força de um guerreiro, ora com a delicadeza de uma folha caindo no outono. Estes e demais elementos da ancestral cultura oriental se concentram na obra, traduzidos pelo olhar contemporâneo e sensível do coreógrafo e dos profissionais da Companhia de Danças de Diadema”.

Ficha Técnica

Coreografia: Jae Duk Kim (Coreia do Sul) Direção Geral: Ana Bottosso; Assistente de direção e produção administrativa: Ton Carbones; Assistente de coreografia: Carolini Piovani; Concepção musical e figurino: Jae Duk Kim; Desenho e operação de luz: Silviane Ticher; Sonoplastia: Daniela Garcia; Confecção de figurinos: Célia Bonifácio; Professores de dança clássica: Eduardo Bonnis e Márcio Rongetti; Professor convidado: Luis Arrieta; Condicionamento físico: Carolini Piovani; Assessoria de Imprensa: Verbena Comunicação; Assistentes de produção: Daniela Garcia e Renato Alves; Elenco: Carolini Piovani, Daniele Santos, Danielle Rodrigues, Elton de Souza, Fernando Gomes, Guilherme Nunes, Julia Brandão, Leonardo Carvajal, Rafael Abreu, Thaís Lima, Ton Carbones e Zezinho Alves; Duração: 45 min.; Classificação: Livre.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Companhia de Danças de Diadema leva “Força Fluída” ao México"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *