Companhia de Danças de Diadema ganha prêmio APCA 2017

1629 0

Crédito – Foto: Ligiane Braga

Da Redação – Concorrendo ao prêmio APCA 2017, a Companhia de Danças de Diadema foi a vencedora na categoria Coreografia/Criação com o espetáculo “Eu por detrás de MIM”. O trabalho artístico de autoria e direção da bailarina e coreógrafa Ana Bottosso estreou em janeiro passado, no Sesc Santo Amaro.

“Eu por detrás de MIM” foi inspirado em obras do artista visual dinamarquês Olafur Eliasson e no conto O Espelho, de Guimarães Rosa. Para conceber o espetáculo, a diretora da Companhia de Danças de Diadema imaginou um universo existente por trás dos espelhos, um mundo além deste que conhecemos.

Ao participar da edição 2017 do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), a Companhia de Diadema concorreu em duas categorias. Uma foi a que saiu vencedora e outra na categoria Projeto/Programa/Difusão/Memória com o “ABCDança”. O programa é uma ação da Associação Projeto Brasileiro de Dança (APBD), da qual a companhia integra, e seu objetivo é ampliar o diálogo e favorecer a troca de experiência entre os grupos de danças das sete cidades da Região do Grande ABC e de São Paulo.

Detentora de vários prêmios e reconhecida no Brasil e internacionalmente, o grupo de danças de Diadema foi criada em 1995, iniciativa da prefeitura da cidade e da bailarina e coreógrafa Ivonice Satie.

Com seu trabalho inovador, em parceria com o município, realiza projeto sociocultural no qual os bailarinos atuam como artistas orientadores no Projeto Oficinas – Difusão e Acesso à Dança. As oficinas são gratuitas e mantidas pela prefeitura. Elas acontecem nos centros culturais da cidade, com participações de pessoas de todas as idades. Este ano, cerca de 750 moradores de Diadema frequentaram as oficinas.

Para o secretário de Cultura, Eduardo Minas, a premiação ressalta o valor do trabalho do grupo de Diadema e divulga mais a dança. “É sempre importante ganhar um prêmio. Além do estímulo e reconhecimento do que está sendo feito, mais pessoas agora vão tomar conhecimento que Diadema tem uma companhia de dança que realiza um trabalho fundamental em nossa cidade. Isso, com certeza, vai atrair mais pessoas para as nossas oficinas”, afirmou.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Companhia de Danças de Diadema ganha prêmio APCA 2017"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *