Como se proteger no mundo cibernético?

221 0

* Marcos Gomes – Você não precisa se preocupar com esse tema se tem fobia tecnológica ou se está isolado em algum lugar remoto do planeta. Mas como a maioria utiliza regularmente a tecnologia para acessar as redes sociais, notícias verdadeiras e as fakes, cartões de bancos, e até usar para trabalhar, seria interessante ficar atento a algumas dicas para poder vivenciar melhor o mundo tecnológico.

Abaixo estão algumas dicas para que o internauta conviva melhor o mundo tecnológico.

Senhas – Senha é uma sequência de letras, números ou um mix deles, e utilizada para acessar os diversos sistemas. Se você utiliza: senha, 123456, querty, password ou 123456789 você não está entre os mais criativos para criar senha, pois estas são as cinco mais utilizadas no mundo tecnológico segundo o “SplashData annual worst password list”. Outro problema que nos afeta é a grande quantidade de senhas necessárias no dia-a-dia, o que força algumas pessoas a anotá-las. E as senhas correspondem a cerca de 30% dos chamados de suporte para o TI e muitas senhas nunca são trocadas, mesmo aquelas que são padrões de fábrica de equipamentos novos.

Em algumas auditorias e treinamentos de conscientizações de segurança da informação que apliquei em empresas, encontrei senhas anotadas em diversos lugares como: em post-it grudado na tela dos monitores, outras mais escondidas debaixo do teclado ou na contracapa da agenda que fica sobre a mesa. Se precisar anotar as senhas, anote em um lugar seguro e que encontre depois, claro. Para criar uma senha forte e que não esqueça facilmente, utilize as dicas abaixo:

· Use números, letras e símbolos
· Use pelo menos 8 caracteres de extensão
· Se há alguma suspeita de que alguém conhece sua senha, troque-a
· Utilize senhas pessoais diferentes das profissionais
· Quando disponível, utilize o token
· Ative a dupla autenticação se houver essa funcionalidade no sistema
· Não use: data de nascimento, nome de familiares, pets, time de futebol etc.
· Utilize parte de frases, músicas, poemas etc.

o Exemplo: Para ser 5incero só espero que você – Ps5seqv@
· Utilize formas geométricas do teclado
o Exemplo: cvfd89oi

Mas fique tranquilo que melhorias já estão entre nós e será através da biometria. Para os computadores, com Microsoft Windows 10 ™ que utiliza o Windows Hello, estes podem configurar o reconhecimento facial ou digitais para acessar os sistemas, mas essa funcionalidade depende do equipamento usado. Nos smartphones também já são aplicadas essas duas tecnologias, além de diversos apps que facilitam muito nossa vida digital.

Hoje há grandes corporações financeiras – como os bancos americanos e europeus – investindo em tecnologia para acessar ao sistema através da voz. O resultado tem sido surpreendente. Além de seguro, tem sido 80% mais rápido. Há estudos avançados onde será possível a combinação da biometria e o reconhecimento da voz na mesma autenticação, proporcionando maior segurança para o cliente e para a prestadora dos serviços.

Tipos de biometria

· Digital: são os desenhos da pele na ponta dos dedos, que formam desenhos únicos. É a forma mais antiga de biometria.

· Íris: a autenticação é feita através de sensores ou câmera que fazem a leitura da íris

· Facial: analisa as formas, traços e distância entre olho e o formato da boca.

· Palma das mãos: similar à impressão digital, faz a leitura das veias da palma da mão, porém não precisa ter contato direto com o sensor de biometria.

· Caminhar: um sensor no calçado analisa a forma de andar, a pressão exercida pelos pés e a frequência dos passos.

· Fala: analisa o timbre, a frequência e o modo de falar.

  • Marcos Gomes é executivo de Tecnologia da informação na innovativa executivos associados
Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Como se proteger no mundo cibernético?"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *