Como escolher um candidato a prefeito ou vereador?

700 0

* Elísio Peixoto – No início da próxima semana, dia 16, começa a campanha das eleições municipais para escolha dos futuros prefeitos e vereadores. Serão 45 dias de propaganda político-partidária e disputa pelo voto, até o dia dos eleitores comparecerem às urnas, em 2 de outubro.

Até lá os 144.088.912 brasileiros, aptos a votar, escolherão entre 530 a 580 mil candidatos que disputarão as eleições nas 5.570 cidades do País. Nesse período os candidatos apresentarão seus planos de governo e propostas das mais diversas para conquistar o voto dos eleitores; mas como escolher um candidato a prefeito ou a vereador?

Não existe fórmula para determinar a escolha de um candidato ideal, porém podemos indicar alguns pontos que podem ser analisados, como a biografia; discurso; formação; experiência anterior; partido político e as propostas.

O histórico de vida e a carreira profissional é um indicativo importante, pois analisando a biografia do candidato podemos compreender suas atuações na sociedade.

O discurso do candidato deve condizer com sua atuação histórica, ele não pode mudar de ideias e postura de um dia para o outro; deve ter coerência de acordo com seu histórico de vida público ou social.

A formação acadêmica é importante, pois as modernas administrações exigem do prefeito um preparo para o enfrentamento e resolução de complexas questões públicas. Da mesma forma os vereadores, pois quanto maior o seu nível educacional, mais tendem a atuar de forma técnica, elaborando proposituras de melhor qualidade, atuando com desenvoltura.

A experiência anterior em cargos ou mandatos públicos é outro quesito para analisarmos se o candidato atuou de forma positiva, tendo um bom desempenho.

É bom conhecer o partido político do candidato, através do estatuto da agremiação, pois lá consta os objetivos e princípios programáticos, os quais o candidato deve seguir. Aproveite e identifique quem são os correligionários do candidato.

As propostas de campanha eleitoral devem ser analisadas se são viáveis ao cargo eletivo que pretende ocupar; por exemplo, um candidato a vereador não pode prometer que criará uma Secretaria de Meio Ambiente, pois este projeto faz parte do programa de governo de um candidato a prefeito. Propostas devem ser exequíveis, realizáveis, e corresponderem aos anseios da população.

Escolhendo um candidato de forma consciente é o caminho mais certo para termos boas gestões públicas e cidades desenvolvidas.

 

11999860_10206710651420395_1567469576_n

11994048_10206711692766428_564304270_o

* Elísio Peixoto é presidente da ASASCS (Associação dos Amigos de São Caetano do Sul) e dirigente do Voto Consciente São Caetano

 

 

 

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Como escolher um candidato a prefeito ou vereador?"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *