Como conciliar uma carreira de sucesso com a maternidade

71 0

* Anne Garcia – A maternidade é um momento de realização para muitas mulheres. Mas, algumas adiam esse sonho com receio de prejudicar a carreira profissional. Conciliar a maternidade com o mercado de trabalho nunca foi uma tarefa fácil.

A pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) revela que 48% das mulheres são demitidas após o retorno ao trabalho da licença maternidade com desligamento sem justa causa. No entanto, os efeitos podem depender do nível educacional da mãe, as que possuem maior escolaridade apresentam queda de emprego de 35%, 12 meses após o início da licença, enquanto a queda é de 51% para as mulheres com nível educacional mais baixo. Os dados são alarmantes. Mas, será que carreira e maternidade realmente são opostos? 

Manter o equilíbrio entre a vida profissional e a maternidade é um grande desafio no nosso dia a dia tão corrido. Tenho dois filhos, de 18 e 3 anos, atuo na área da moda, com as marcas Siciliano e Anne Garcia, e sou proprietária da Evooz Music. Para conciliar tudo, o mais importante é administrar minuciosamente o tempo. Organizar e planejar a rotina diária é muito importante. Eu procuro dar prioridade aos meus filhos sem deixar o trabalho. A minha família foi se adaptando e moldando, de uma forma natural.

E como administrar e otimizar  o tempo? 

Para algumas pessoas 24 horas não é o suficiente para cumprir toda a agenda, mas planejar e otimizar o tempo é essencial para manter o fluxo de tarefas em constante movimento. É muito simples, pois basta não desperdiçá-lo com ações que não somam. Todos os dias antes de dormir eu mentalizo e anoto as principais tarefas do dia seguinte. Cálculo um tempo para mim, com a família, as horas de trabalho e consigo sem problema algum encaixar tudo.

Uma dica muito importante é não ficar muito tempo em redes sociais ou “maratonar” séries. Percebi que eu perdia horas muito valiosas com distrações pouco agregadoras. Inclusive fiquei cinco anos sem redes sociais e cheguei a tirar a TV da minha casa. 

Ter uma boa noite de sono, cerca de 8 horas por dia, também contribui para deixar a mente mais ativa e fluir o dia. Assim, buscar manter uma rotina saudável.

Paternidade Ativa

A pesquisa da Bureau of Labor, dos Estados Unidos, revela que as mulheres passam o dobro do tempo dos homens com tarefas domésticas e cuidado com os filhos. Entretanto, na realidade as responsabilidades dos pais deveriam ser divididas de maneira mais igualitária. Adotar a paternidade ativa significa assumir, de fato, responsabilidades para cuidar da criança, dividir a rotina da casa e valorizar a mulher como mãe. A Unicef elaborou um guia para os pais que desejam ser mais participativos na vida familiar. 

A presença do meu marido durante a gravidez, que passei praticamente nove meses com muitas náuseas, e compartilhar os cuidados do filho foram fundamentais para me sentir mais segura. Além disso, essencial para manter o bem estar da família. 

Cada mãe deve perceber as próprias necessidades, não se sobrecarregar e administrar a vida com “regras”. Cada mãe é uma mãe! A dica é: seja feliz! Não queira ser a mãe perfeita. Crie uma conexão com o seu filho e conseguirá identificar as suas necessidades e a dele. Além disso, tenha um tempo para se cuidar e se amar, descanse. Deixe tudo fluir com leveza!

* Anne Garcia é estilista e empreendedora brasileira. Viveu mais de 15 anos na Itália, onde adquiriu conhecimento e experiência em moda. Em Firenze, umas das capitais da moda, estudou técnicas handmade (confecção de peças artesanais) e os segredos do trabalho com couro. Em 2013, lançou biquínis de luxo com detalhes em ouro e diamantes, para a alta sociedade italiana. Tem ainda, na Itália, uma produtora de filmes independentes nomeada PONNTO PRODUCTION. No Brasil, atua na área da moda, com as marcas Siciliano e Anne Garcia, e é proprietária da produtora Evooz Music. Além disso, também investe no ramo imobiliário e agronegócios

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Como conciliar uma carreira de sucesso com a maternidade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *