Comitê Municipal de Combate à Dengue de São Caetano inicia trabalhos

417 0

Da Redação – O Comitê Municipal de Combate à Dengue de São Caetano iniciou os trabalhos para o controle e prevenção do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença, no próximo verão 2015/2016. O pontapé inicial foi dado em reunião multissetorial na semana passada, no auditório do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) Dr. Rudolph Kraus Júnior, com representantes das secretarias municipais de Assuntos Jurídicos, Comunicação Social, Educação, Fazenda, Mobilidade Urbana, Obras e Habitação, Saúde, Segurança e Serviços Urbanos, além do Departamento de Água e Esgoto (DAE) da cidade.

Na Saúde, participam os seguintes setores: Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária, Atenção Básica, Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin (pronto-socorro), Hospital São Caetano e Complexo Hospitalar. “A expectativa é que o Estado volte a viver uma epidemia. Por isso, já estamos nos preparando e também em alerta com relação à chikungunya e à zika, vírus da mesma família da dengue. Apesar de nenhum óbito registrado, o objetivo é intensificar as ações, sensibilizando funcionários e sociedade civil”, explicou o diretor do Centro Integrado de Vigilância à Saúde (Civisa) Dr. Oswaldo Cipullo, Caio Williams Castro Júnior.

“A criação deste Comitê Municipal é uma determinação do prefeito Paulo Pinheiro para que possamos atuar de forma conjunta e coordenada a fim de evitar uma possível proliferação. O documento será encaminhado com os titulares e suplentes para constituição do grupo por meio de decreto. Faremos reuniões mensais e em períodos de urgência de 15 em 15 dias”, completou.

As medidas que deram certo no último verão serão ainda mais reforçadas. São elas: dois mutirões com o Tiro de Guerra, Agentes Comunitários de Saúde (ACS) do Programa Saúde da Família (PSF), CCZ, Defesa Civil e Escoteiros; campanha de conscientização em parceria com a Educação (palestras para os profissionais, pais e alunos) e com a Comunicação (divulgação na mídia – jornais/site/folders para a população); palestras de conscientização nos centros da Terceira Idade, igrejas, associações de bairro e condomínios; ciclo de atualização aos agentes Comunitários de Saúde e de Controle de Zoonoses; reciclagem com médicos e enfermeiros da Atenção Básica e pronto-socorro.

Semana Estadual – São Caetano integrará a Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue do Grupo Técnico da Dengue, da Secretaria de Estado da Saúde, entre os dias 23 e 27 de novembro. O objetivo é promover um esforço concentrado e simultâneo do poder público e da população para reduzir os níveis de infestação do Aedes Aegypti, eliminando seus criadouros nas casas, nas escolas e nos locais de trabalho, para evitar que as pessoas adoeçam.

As estratégias do município na iniciativa preveem capacitações para manejo clínico e classificação de risco para médicos e enfermeiros e para novos agentes Comunitários de Saúde, visitas casa a casa, minipalestras em salas de espera das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), palestras para servidores dos cemitérios, da limpeza, de escolas e dos próprios, Patrulheiros Mirins, integrantes do Experiência em Ação, Atende Fácil, DAE e pastas de Educação e de Serviços Urbanos, intensificações de aplicação de roteiro próprio por fiscais da Vigilância Sanitária e da divulgação na mídia, site e redes sociais para conscientização da população, distribuição de cartazes em locais de grande circulação de pessoas e utilização de Casa Maquete (certo/errado).

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Comitê Municipal de Combate à Dengue de São Caetano inicia trabalhos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *