Começa a funcionar o serviço móvel do Cartão Legal de São Bernardo

547 0

Da Redação – A Prefeitura de São Bernardo inaugura a partir desta semana o serviço móvel do Cartão Legal, o sistema de bilhete eletrônico da cidade. Por meio de um microônibus envelopado da SBCTrans – empresa que opera o transporte público municipal -, os moradores poderão requisitar e recarregar os cartões. De terça-feira (31) a sexta-feira (3/6), das 10h às 16h, o veículo ficará estacionado na Praça Brasil, no Centro. No site www.cartaolegal.com é possível conhecer os próximos locais onde o serviço móvel será disponibilizado.

A iniciativa é uma parceria entre a Prefeitura de São Bernardo, por meio da Empresa de Transporte Coletivo (ETC); o Cartão Legal, empresa especializada na implantação e gerenciamento de sistemas de bilhetagem eletrônica; e a SBCTrans. O objetivo da ação é facilitar e agilizar o acesso da população aos mesmos serviços disponibilizados nos pontos fixos de recarga.

Além da loja do Cartão Legal na Rua Marechal Deodoro, 769, no Centro, há outros três pontos fixos: no Terminal Rodoviário João Setti, na Galeria Lauro Gomes – ambos no Centro -, e no Terminal Teresa Suster, no Riacho Grande. Há ainda 25 estabelecimentos comerciais pela cidade que dispõem de equipamento para a recarga.

Desde o início do projeto na cidade, em 2010, já foram emitidos 380 mil cartões. Outro benefício do sistema é a integração tarifária. “Com o serviço móvel, vamos facilitar e potencializar ainda mais a utilização do Cartão Legal pelos moradores. Para alguns públicos, como os idosos, principalmente os que têm dificuldade em se deslocar para o Centro, o benefício será ainda maior. Prevemos que o serviço será ágil e rápido, não mais do que cerca de 20 minutos de espera”, disse Luiz Rosa, presidente da ETC.

O Cartão Legal itinerante atendeu, em caráter experimental, dias 24 e 25 de maio, na Praça Brasil. Maria Selma da Silva Cabral, moradora do Parque Selecta, utilizou o serviço. “Eu ia seguir até o terminal rodoviário, no Centro, mas parei aqui quando vi o ônibus. O atendimento foi bem rápido, não perdi tempo”, comentou. Ela usa o bilhete eletrônico há cerca de três anos em razão da segurança e da facilidade do sistema. “Dependo do transporte público e, com o cartão, não preciso andar com dinheiro.”

O Cartão Legal opera com nove modalidades: Vale-transporte, Cidadão, Empresarial, Escolar, Social, Sênior, Especial, Especial Acompanhante e Criança Cidadã. Os usuários também podem recarregar o cartão pelo aplicativo Recarga Agora, que funciona nos sistemas operacionais Android e IOS. A recarga mínima pela rede é de R$ 7. A taxa de conveniência é de R$ 1,5, independente do valor carregado.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Começa a funcionar o serviço móvel do Cartão Legal de São Bernardo"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *