Luiz Marinho inaugura teatro do CEU Regina Rocco Casa

1442 0

Da Redação – Música e arte marcaram a tarde desta segunda-feira (21), durante inauguração do teatro que atenderá as unidades I e II do Centro Educacional Unificado (CEU) Regina Rocco Casa, na Vila São Pedro. A cerimônia contou com as presenças do prefeito Luiz Marinho, dos secretários de Educação, Paulo Dias, de Cultura, Osvaldo de Oliveira Neto, de Gestão Ambiental, João Ricardo Guimarães Caetano, de Segurança Urbana, Cícero Ribeiro Silva, vereadores e alguns dos alunos que estudam nas duas unidades.

O espaço que recebeu investimentos de R$ 6,8 milhões qualifica o complexo educacional, e teve apresentação do grupo de violeiros Veredas do Sertão, que mostrou o melhor da música sertaneja. Também aconteceram outras duas intervenções, a dos alunos da unidade I, com a adaptação do livro “Obax”, que conta a história de uma jovem contadora de histórias, e do coral e bateria dos alunos da unidade II, que cantaram a música “Por um mundo bem melhor”, adaptação da canção We are the World.

O estudante de Direito Geraldo Sales da Costa, morador do Jardim Nazareth, diz que ficou “orgulhoso” em ver um espaço como esse sua região, que irá atender alunos como seu sobrinho, Miguel Ferreira da Costa, e comunidade. “Há muito tempo isso foi um clube, mas os moradores dessa região não podiam frequentar. Hoje esse é um espaço público qualificado, com educação, esporte e cultura. É muito importante termos um equipamento como esse, onde nossos artistas poderão ser valorizados, e os jovens frequentarão desde cedo esse local. Além disso, não teremos mais que ir ao Centro para ir ao teatro”, pontua.

Na entrega do equipamento, o prefeito Luiz Marinho assinou Projeto de Lei a ser enviado ao Legislativo que batiza o teatro de Inezita Barroso, nome artístico de Ignez Magdalena Aranha de Lima, que foi cantora, atriz, instrumentista, bibliotecária, folclorista, apresentadora de rádio e televisão, do programa Viola, Minha Viola, prestando justa homenagem à artista brasileira.

“A cultura é feita por gente, homens e mulheres, de nosso País. Quando assumimos a Prefeitura, em 2009, funcionava apenas um teatro em nossa cidade, que era o Elis Regina. Hoje temos uma rede requalificada. É com muita alegria que inauguramos esse espaço, e esperamos que possa ser usado por vocês, alunos, e por toda a comunidade”, disse o prefeito.

Com área de quatro mil metros quadrados, o teatro tem capacidade para 500 pessoas e área de palco de 140 m², que permite receber espetáculos de pequeno e médio portes. Conta com dois camarins, sala de som e banheiros. Em relação à segurança, está equipado com portas corta-fogo, saídas de emergência nas laterais, cortinas e revestimentos anti-chama.

O CEU Regina Rocco Casa foi o primeiro complexo educacional do gênero inaugurado no município, em 2012.  A unidade atende a cerca de 4,2 mil alunos de zero a 10 anos, está localizado em área de 170 mil m² e conta com 90 salas de aula. Na área esportiva, o equipamento ganhou recentemente duas quadras poliesportivas e já conta com ginásio de esportes, entregue na terça-feira (15).

Segundo o professor de artes Jô de Freitas, os jovens estavam empolgados com a entrega do teatro, pois as apresentações artísticas aconteciam apenas nas dependências da escola, em espaço improvisado. “Melhora muito a relação dos jovens com o teatro. A questão do acesso era um grande complicador para quem queria ver espetáculos em teatros da cidade, agora resolvido.”

Para as alunas Gabriele Sales, de 9 anos, e Bianca Vieira Pereira, de 10, o teatro dá oportunidade para que os alunos apresentem seus talentos. “Nós pudemos apresentar um pouco do que desenvolvemos no Programa Tempo de Escola, e foi uma grande honra participar dessa cerimônia” disse Gabriele. Já Bianca espera levar a família para conhecer o teatro, que fica perto de sua casa.

Segundo Paulo Dias, as secretarias de Educação e Cultura poderão descentralizar as atividades e realizar apresentações no CEU. “É mais um espaço de cultura para nossa cidade, que poderá promover espetáculos gratuitos com acesso popular. O teatro é a cereja do bolo para contemplar o investimento no grande Ferrazópolis e Vila São Pedro, que sem dúvida ganham um dos melhores teatros do ABC.”

Além do CEU Regina Rocco Casa, estão em funcionamento na cidade as unidades Celso Daniel, no Cooperativa, com vagas para creche, pré-escola, Educação Infantil e Ensino Fundamental, e Luiz Gushiken, no Parque Hawai, com atendimento de creche e Educação Infantil. Até abril, também será entregue o CEU Jardim Silvina, com capacidade para 1,2 mil alunos de zero a 10 anos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Luiz Marinho inaugura teatro do CEU Regina Rocco Casa"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *