Coluna do dia 05/09/2015

917 0

Se a educação sozinha não pode transformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda…

Paulo Freire.

Hospital Nardini de Mauá é premiado pelo 2º ano consecutivo em evento sobre sustentabilidade

Assim como no ano passado, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá foi premiado no Seminário Hospitais Saudáveis, organizado anualmente pela Rede Global Hospitais Verdes e Saudáveis. A 8ª edição do evento aconteceu dias 1 e 2 de setembro no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A premiação é concedida por reconhecimento dos benefícios da substituição do produto químico utilizado na desinfecção de aparelhos do Ambulatório e também de materiais da Central de Materiais Esterilizados. A troca reduziu o risco ocupacional aos trabalhadores, trouxe mais segurança ao paciente e estimulou economia financeira da instituição. A menção honrosa foi recebida pela participação no Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2015, a partir do envio do projeto de gestão e gerenciamento de resíduos químicos perigosos. A substituição do ortoftalaldeído pelo ácido peracético na desinfecção química dos materiais provocou redução de 46 litros/mês na geração de resíduos químicos lesivos. Antes, o volume era descartado na rede de esgoto sem tratamento adequado. A substância utilizada antigamente, além de insalubre, comprova o relato de pacientes em estudos sobre complicações por contato dérmico ou de mucosa com o resíduo do desinfetante. Há ainda casos com formação de biofilme, espécie de conglomerado de bactérias e fungos, que aumenta substancialmente os riscos de contaminação. A economia financeira estimada após a substituição foi de R$ 4.000 por mês. O estudo para consolidar a mudança foi iniciado pela CME (Central de Materiais Esterilizados) com a desinfecção dos artigos inalatórios. Em seguida, o mesmo método foi adotado no Ambulatório para a desinfecção dos aparelhos de endoscopia e colonoscopia. Todos os profissionais destas áreas foram devidamente treinados pela equipe multidisciplinar. A premiação mais recente do hospital vem ao encontro de inúmeras ações sustentáveis desenvolvidas pelo hospital desde 2013, especialmente após a nomeação da Comissão de Gerenciamento de Resíduos.

Frase:

A nossa participação no Projeto Hospitais Saudáveis é mais uma oportunidade de firmarmos o comprometimento em desenvolver ações de promoção à Saúde Ambiental no ambiente hospitalar, garantindo simultaneamente maior segurança aos pacientes e trabalhadores, e ao meio ambiente

Ecimara dos Santos Silva, responsável pelos projetos socioambientais do hospital Nardini, ao comentar a premiação conferida ao hospital no programa Hospitais Saudáveis

 

Frase:

O trabalho da FDE faz a diferença para melhorarmos a qualidade do ensino público no Estado. A instituição estrutura escolas e tem uma série de programas para desenvolver a Educação. Por isso é importante estabelecermos essa parceria

Atila Jacomussi, deputado estadual pelo PCdoB de Mauá, ao comentar a proposta de parceria técnica da FDE com os municípios do Grande ABC

 

Atila Jacomussi busca apoio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação à rede de ensino estadual do ABCDMRR

O deputado estadual Atila Jacomussi se reuniu com o presidente da FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação), Barjas Negri, para fortalecer os laços do órgão do governo do Estado de São Paulo com o ABCDMRR, nesta quinta-feira (3). O parlamentar solicitou que a entidade reforce a infraestrutura dos colégios da região e estabeleça programas de apoio ao ensino. “Minha querida cidade de Mauá e o ABCDMRR merecem um olhar mais criterioso para evoluir ao lado dos outros municípios paulistas. Por isso, coloco meu mandato a disposição da FDE para juntos construirmos um caminho de qualidade”, avaliou Atila Jacomussi sobre a instituição que é responsável por gerir políticas educacionais do Palácio dos Bandeirantes. Barjas Negri destacou a importância de Mauá e do ABCDMRR para o Estado e garantiu aproximar a instituição da região. “Em uma região com atividade industrial pujante como no ABCDMRR a Educação precisa se destacar para garantir profissionais capacitados no futuro. Vamos analisar as obras e programas em andamento na região”, afirmou o presidente da FDE.


 

CASAMENTO ADIADO

  • A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) de Ribeirão Pires prorrogou as inscrições para o Casamento Comunitário 2015. O evento está previsto para acontecer em novembro, oferecendo oportunidade para casais oficializarem a união sem custo. Interessados devem procurar a SADS. As vagas são limitadas. Para a inscrição, é necessário apresentar comprovante de residência, CPF, RG, carteira profissional, certidão de nascimento dos noivos e filhos (se tiverem) e, em caso de viuvez, certidão de óbito. Em caso de separação, é necessário apresentar documento de averbação. Os interessados deverão se inscrever, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na própria Secretaria, localizada à Rua Miguel Prisco, 55, Centro – em cima do Banco do Brasil.

CAPELA RESTAURADA

  • Atendendo ao pedido dos moradores, a Prefeitura de São Caetano do Sul restaurou a capela em homenagem à comunidade espanhola residente no município, localizada no Bairro São José. O espaço, inaugurado em outubro de 2002, estava com problemas estruturais e passou por reforma que incluiu pintura, manutenção e conservação do altar e dos bancos. Logo em sua entrada, a capela conta com oração remetendo aos históricos Caminhos de Santiago, que são os percursos percorridos pelos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo, passando por terras francesas e espanholas.

PSDB FECHA COM O PP 1

  • Em reunião entre o presidente estadual do Partido Progressista (PP), deputado Guilherme Mussi, o deputado estadual Delegado Olim e o presidente do PSDB de São Bernardo, deputado Orlando Morando, ficou acertada a aliança na qual o PP estará com o candidato do PSDB nas eleições municipais de São Bernardo. O polêmico apresentador José Luiz Datena, da BandTV, também participou do encontro e poderá se filiar no PP para disputar a sucessão municipal na capital. Para Orlando Morando foi um grande avanço. “O PP é um partido de grande importância no Brasil e no Estado de São Paulo e, sem dúvidas, será um apoio muito representativo em São Bernardo do Campo”, disse Orlando Morando.

PSDB FECHA COM O PP 2

  • A aliança foi alinhavada entre o deputado Orlando Morando e o deputado estadual Delegado Olim e foi formalizada pelo presidente Mussi, que foi enfático em suas declarações. “O Orlando Morando é o mais preparado para administrar São Bernardo e por essa razão, o PP vai apoiar o PSDB”, disse. O PP de SBC será reestruturado, com uma chapa completa de vereadores. O presidente do diretório municipal será Rogério Capetinga. A nova direção local do PP já foi encaminhada pelo Mussi para o Tribunal Regional Eleitoral.

Deputado Orlando Morando garante investimentos na segurança do Grande ABC

O deputado estadual Orlando Morando foi um dos principais articuladores para que o Governo do Estado firmasse convênio com as cidades de Rio Grande da Serra e Santo André, na região do Grande ABC, além de Adamantina, Poá e Suzano, para investimentos em obras para reformas, construções de unidades policiais e atividade delegada estão entre as ações contempladas. Cooperação mútua entre governo e prefeituras é o mote dos novos 46 convênios de segurança voltados para os municípios paulistas. Entre as ações firmadas hoje estão o convênio para que os Bombeiros executem serviços de prevenção e extinção de incêndios. Serão realizadas também nove obras de reformas e construções em unidades policiais, além da implantação da atividade delegada e a permissão que a Polícia Militar fiscalize e aplique multas a motoristas que cometerem infrações de trânsito nas cidades. “O envolvimento das prefeituras é superimportante”, afirmou o governador Geraldo Alckmin, nesta quinta-feira (3) durante evento solene para assinatura dos convênios no Palácio dos Bandeirantes. “Hoje, é possível, por exemplo, acompanhar os indicadores de segurança pública de cada município. O que facilita a parceria o trabalho em conjunto”. Entre as parcerias firmadas está o aperfeiçoamento da formação de guardas civis metropolitanos da cidade de São Paulo. Com isso, os agentes municipais passarão por um curso promovido pela Academia da Polícia Civil, com aulas ministradas pelos próprios professores da Acadepol. O objetivo é desenvolver a parte teórica e prática do Curso de Atualização Operacional para Guardas Municipais, com estrutura e equipamentos necessários ao desenvolvimento das atividades pedagógicas. O convênio ficará em vigor por 12 e pode ser prorrogado por até cinco anos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Coluna do dia 05/09/2015"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *