Como cuidar de filhotes recém-nascidos, caso não tenham a mãe ou a mesma não tenha leite?

1772 0

A princípio, caso a mãe não tenha leite, deve-se estimular a fabricação. Os filhotinhos estimulam ao tentarem mamar, porém vocês podem dar Plasil, um por dia, dependendo do porte do animal.

Ao resgatarem recém-nascidos, deve-se dar de 2 em 2 horas o leitinho. Compra-se o leite ex: PetMilk ou faça o leite caseiro (receita abaixo). Pega-se duas mamadeirinhas. Às vezes, os filhotinhos não fazem a sucção então, deve-se dar em conta gotas. Até as barriguinhas encherem. Não esqueça que é importante alimentá-los de 2 em 2 horas.

Nesse meio tempo, caso o filhote esteja fraquinho você poderá dar a latinha Recovery da Royal Canin. Passando mais ou menos 2 semanas, misture no leitinho, fígado de frango cru, batido no liquidificador. Vocês verão que eles ficarão fortes.

3 semanas: comece batendo no liquidificar um pouco de ração de filhote, mas ainda deve estar bem líquido. 25 dias, comece dando papinha desmame.

30 dias: Vermifugue os filhotinhos com Drontal Puppy ou Petzi plus (suspensão); lembre-se que a dosagem tem que ser dada conforme o peso do animal.

Continue dando a papinha desmame, intercalando com a ração para filhotes amolecida.

40 dias : Comece dando a ração amolecida já com a raçãozinha seca.

45 dias: Segunda dose do vermífugo e a Primeira dose da vacina V12.

A vacinação da V 12 deve ser dada em 3 doses a cada 30 dias.

Segui exatamente esse roteiro com sete filhotinhos que foram largados ainda com os olhinhos fechados. Infelizmente dois não foram para frente. Consegui salvar os cinco, foram doados três e acabei ficando com dois.

 

Receita do Leite Caseiro para Filhotes:

. 200 ml de leite integral; . 1 gema de ovo; . 1 col. de chá de óleo vegetal (soja, milho, canola ou girassol); . 1 pitada de sal; . 1 col. de chá de mel; . 10 gotas de vitamina B12 (encontrada em farmácias); . 1 col. de sopa de água filtrada.

Misture os ingredientes, aqueça na temperatura de 37ºC, ofereça aos bebês na mamadeira e guarde o restante na geladeira.

 

Espero que tenha ajudado, e tenham todos uma excelente semana.

 

Até a próxima, pessoal! *

Contato com a colunista, dúvidas, críticas e sugestões de pautas pelo e-mail

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Como cuidar de filhotes recém-nascidos, caso não tenham a mãe ou a mesma não tenha leite?"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *