Você sabe o que fazer diante da Bicheira?

9675 0

Amigos queridos, nesta edição da coluna Mas que Mundo Cão, neste CliqueABC, iremos falar sobre um problema que aflige nossos pets e que poucas proprietários conseguem lidar com o problema: a BICHEIRA!

Tenho lido muito nessa semana sobre um pitbull que teria sido sacrificado por ter a cabeça toda comida por bicheira.

Deixo bem claro que nada que eu escrevo aqui substitui a ida ao veterinário, mas caso você não possa pagar pela consulta aí vão alguns passos para acabar com a Bicheira em seu animalzinho.

Primeiramente, deve-se retirar todos os bichos do ferimento, com uma pinça própria (dente de rato ou hemostática). Após a retirada de TODOS os bichos é realizada a limpeza do local. Você pode lavar com soro fisiológico e enxugar com uma gase. Em seguida você aplica uma pomada cicatrizante e repelente de nome ALANTOL, a qual terá que ser aplicada quantas vezes ao dia for necessário, ou qualquer matabicheira.

É de suma importância que o ferimento fique o tempo todo com a pomada, evitando que moscas pousem e depositem mais ovos no ferimento. Para maior controle da proliferação das larvas, você pode aplicar Ivermectina no animalzinho de acordo a indicação da bula, verificando dosagem conforme o peso do animal. Para evitar que as moscas pousem no ferimento você pode empapar com óleo de rícino.

A eficácia do tratamento depende de sua dedicação que é mínima para um mal que pode levar seu animalzinho a óbito ou mesmo ter membros amputados e outras sequelas. Amigos, esse tratamento é moleza,chega até ser um pecado perder seu animal por esse motivo. Não tenha vergonha: vá até a casa de ração e compre os medicamentos seguindo depois os passos que eu citei acima.

O ciclo da larva é rápido – de 1 a 3 dias elas podem comer literalmente a área lesionada; a mosca pousa na área ferida ou lesionada por qualquer motivo, deixando seus ovos no local, que se transformam em larvas, se alimentando comendo o animal vivo.

O que se pode fazer para evitar: dê banhos regularmente em seus animais, verifique em épocas de muito calor se as moscas não pousam em suas orelhas, passando prontamente qualquer spray mata bicheira ou óleo de ricino, lembrando que você deve passar várias vezes ao dia.

Spray disponíveis no mercado: Lepecid, Matabicheira ou Bactrovet. Pomadas cicatrizantes: Unguento Pearson ou qualquer outra que lhe indiquem na casa de ração/Pet Shop. Ivermectina nome comercial Ivomec que muitos já conhecem, porém por ivermectina encontra-se preços mais em conta. Óleo de rícino.

Espero que tenha ajudado, tenham uma excelente semana.

Até a próxima, pessoal!

Contato com a colunista, dúvidas, críticas e sugestões de pautas pelo e-mail

Total 29 Votes
5

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Você sabe o que fazer diante da Bicheira?"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *