Todas as estações do ano

1339 0

Todas as estações do ano

* Odila Giunta – Quando morava no Brasil, não me lembro de ter me preocupado tanto com as notícias sobre o tempo. A lembrança que tenho era a de que era calor, mas também podia chover, fazer um ventinho e depois terminar o dia com um sol lindo e quente. Quantas vezes ouvi e disse: “hoje fez todas as estações num dia só”.

Gostava do verão. Do calor do sol na minha pele, de poder me refrescar e assim viver o verão com suas cores.

Ao planejar vir morar em Londres, ficava pensando no fator tempo, mas isso, pelo contrário, era um fator que me interessava bem mais do que o calorão do Brasil.

Vim. Era outono. Dias claros. A cidade ferrugem abria passagem para o contraste de um céu cheio de cores com o por do sol deixando saudades do queimado que ficou na pele e nas folhas, que já caíam nas ruas e parques.

Adorei meu primeiro inverno por aqui. Lembro de não ter nevado como imaginava. Veio, sim, um vento gelado e forte, que acompanha essa terra seja lá qual estação for. Com isso, cultivei assim o hábito que trago até hoje: o de checar a BBC ou outro site para saber da temperatura. Ter informações se vai nevar, chover, garoar, etc…

Comecei a tomar chá, a ir mais a museus, cinemas, e tudo que fosse indoor. Comecei a usar roupas térmicas, e os longos casacos, a escrever cartas para a família e amigos à luz de velas, do meu quarto, onde me sentia quente. Para assim, matar um pouco da minha saudade deles e do sol que deixei.

Tudo passou. Vários invernos, com muita neve, muitos outonos dourados, muitas primaveras que desabrocharam nos jardins e verões onde o desejo era um só: ficar fora de casa de qualquer forma. E em cada estação sinto as mudanças de hábito, assim também como de atitudes e sentimentos…

E junto com isso tudo veio a necessidade de aprender a falar do tempo, a observar os ingleses a se expressarem com seu vocabulário cheio de metáforas e exageros…

Embora no Brasil haja temporais megatropicais, trazendo enchentes e o caos para as capitais, não me recordo de ficar perguntando sobre o tempo para meus amigos e nem de correr para a TV à procura do homem do tempo.

Estamos em 2011. Em março, com a catástrofe natural que aconteceu no Japão,teve início uma grande especulação de como seria o verão na Europa, e sobretudo na Inglaterra.

Verão?? Não passou por aqui. Esse ano não usei meus vestidos de verão… Shorts e saia, só de meia calça, e o casaco da estação e a sombrinha na bolsa.

O inverno chegou no Brasil esse ano. Não estava aí, mas conversando com amigos pelo Skype e pelo Facebook, eles me diziam que o inverno estava bem forte. Uns ainda diziam que o Brasil não foi feito para o inverno brabo, porque as casas tem azulejos e sem calefação! E que as roupas de inverno são muito caras, etc, etc, etc…

Imagino. Todo mundo, pelo que me parece, experimentou mudanças no que seriam inverno/ verão nos seus países.

Daqui do café de onde escrevo essa coluna, o vento está brilhando forte lá fora. As folhas se despreendem das árvores, as cores e a arquitetura natural da cidade mudam, e assim o outono começa…

E dentro de mim também!

Em tempo: Em pleno Outono os termômetros chegaram a 19 a 29 C na Capital e o normal seria de 8 a 14, no máximo…

 

See you then

 

Aqui vai o homem do tempo para a semana…clique em Forecast video. http://news.bbc.co.uk/weather/

 

 

Odila By London

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Todas as estações do ano"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *