Colégio Piaget SBC leva o conceito de Educação a um outro patamar

317 0

Programas educacionais voltados à saúde emocional, empreendedorismo e finanças alinham qualidade de vida, planejamento e consumo sustentável

Da Redação – Com mais de quatro décadas de tradição na Educação de crianças e adolescentes, o Colégio Piaget de São Bernardo do Campo é excelência em qualidade de ensino. Equipado com tecnologia de ponta e com um corpo docente altamente qualificado, o colégio firmou algumas parcerias com instituições de renome e promete levar a atividade educacional a um patamar muito superior para o ano de 2020.

O Programa Bilíngue terá parceria com ninguém menos do que o Cel.Lep, uma das maiores e mais reconhecidas escolas de idiomas do país. Nele, os alunos terão 45 minutos de aulas diariamente com material exclusivo e especializado, garantindo que cada um aprenda inglês de maneira natural e didática dentro da sala de aula. A faixa etária abrange o Maternal II da Educação infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental.

Com um acervo de mais de 30 mil obras literárias, além de periódicos como Washington Post, Folha de São Paulo e outros, a Árvore de Livros é uma plataforma digital de apoio às escolas, que estimula a leitura crítica nos alunos. Com ela o professor faz indicações de livros por turma, realiza atividades pedagógicas e as acompanha em tempo real, fazendo com que o aluno desenvolva o hábito pela leitura em um ambiente fácil e alinhado com a realidade das novas gerações. A faixa etária compreende os alunos do Maternal I da Educação Infantil até os do 3º ano do Ensino Médio.

Outra plataforma digital muito interessante é a Lumielabs, desenvolvida pela empresa Britannica. Dispondo de um acervo de mais de três milhões de vídeos, textos e outros recursos digitais (todos livres de direitos autorais), ela oferece ferramentas, orientações e toda a estrutura necessária para a construção de projetos de vídeo, onde os professores podem acompanhar o desenvolvimento dos mesmos, tudo isso em um ambiente totalmente seguro e confiável.

O Colégio Piaget, alinhado com as novas necessidades educacionais, firmou parceria com a Oficina das Finanças e criou o curso Educação Financeira para os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Médio. A proposta é auxiliar na criação da liberdade financeira em um mundo sustentável: estimular a percepção do que é valor, conscientizá-los sobre os impactos sociais e ambientais do consumo, sobre os efeitos do tempo nos investimentos, sobre dívidas e a preparação para a aposentadoria. Além da abordagem em sala de aula, o material de Educação Financeira para o Ensino Fundamental II foi desenvolvido de modo a levar o diálogo sobre o tema também para o ambiente familiar.

Muito cultuado nos dias de hoje por conta da proliferação de tutoriais na internet, o movimento maker é uma extensão da cultura do “faça você mesmo”, onde pessoas comuns criam, consertam ou modificam objetos por conta própria. O projeto Botsmaker direciona a essência do movimento ao campo da robótica educacional, onde matemática e ciências são apresentadas como disciplinas integrantes. Além de enriquecer a formação do aluno na direção de serem produtores de tecnologia, o programa impulsiona a aprendizagem interdisciplinar e desenvolve seu protagonismo.

Ainda no campo da tecnologia, em 2018 o Colégio Piaget iniciou uma parceria com o Google for Education, uma ferramenta de ensino online que dá aos professores a liberdade de passar mais tempo personalizando a experiência de aprendizagem e menos tempo gerenciando-a, além de permitir um aprendizado feito de forma mais colaborativa e interativa. Os dispositivos compartilháveis e as ferramentas colaborativas do Google for Education ajudam os professores a preparar todos os alunos com formas novas e mais interessantes de aprender.

Dentre as muitas habilidades necessárias para que o jovem possa lidar com um mundo em constante transformação, a capacidade de empreender tem se mostrado cada vez mais importante. O programa Empreendedorismo, Fazendo Acontecer foi desenvolvido para ser utilizado em escolas do Ensino Médio, pelo maior especialista no assunto do Brasil: o prof. Dr. José Dornelas. A proposta do curso é ensinar o empreendedorismo de forma prática e inovadora, desenvolvendo nos alunos habilidades como autonomia, iniciativa, liderança, planejamento, além de estimular a interação, o trabalho em equipe e oferecer auxílio na formação de profissionais para o mercado de trabalho.

Baseado no internacionalmente bem-sucedido Second Step, o Programa Compasso Socioemocional é voltado a promover habilidades que fortaleçam a capacidade dos alunos para aprender, ter empatia, lidar com as emoções e diminuir problemas de comportamento. “Ao fazer isso, a escola não só cria um ambiente mais seguro e respeitoso como também ajuda a promover uma maior qualidade de vida, dentro e fora da sala de aula”, declara Lígia Cavalaro, diretora de Comunicação do colégio.

Desejando ir ainda mais além quanto à qualidade de vida emocional e psicológica de seus alunos, o Colégio Piaget uniu o Programa Compasso Socioemocional ao SOE (serviço de orientação educacional) e à empresa Apoio Pedagógico em Ação para oferecer serviços de atendimento individualizado voltados aos processos de aprendizagem. Composto por uma equipe multidisciplinar, com psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos, o SOE e a Apoio Pedagógico em Ação oferecem atendimento e escuta ativa tanto aos estudantes como aos pais. Além disso, são implementadas palestras, rodas de conversa, entre outras ações educativas e sociais.

Sobre o Colégio Piaget –O Colégio Piaget alia a tradição educacional adquirida nos mais de 40 anos de história, com as evoluções do mundo contemporâneo e transformações do universo da Educação. Rumo aos cinquenta anos de atividade, e totalmente alinhado às demandas educacionais do século 21, o Colégio Piaget desponta como uma das instituições que mais se preocupam com a forma como a educação é ministrada, tanto na qualidade dos conteúdos como no profissionalismo de seu corpo docente.

Para mais informações acesse o site: https://colegiopiagetsbc.com.br

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Colégio Piaget SBC leva o conceito de Educação a um outro patamar"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *