Coisas do Interior convida plateia virtual para novas leituras e interpretações

455 0

Musical traz a riqueza da Música Regional a novos públicos

Da Redação – Trazendo a riqueza da música regional a novos públicos através da fusão com outros ritmos ditos ‘mais modernos’, de 13 a 21 de março de 2021, acontece o projeto “Coisas do Interior”, contemplado no edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc nº 39/2020 – Produção e Temporada de Espetáculo de Música com apresentação online. A transmissão será gratuita através da plataforma digital Youtube/Coisas do Interior

Produzido pelo cantor, compositor, produtor e multi-instrumentista João Oliveira, em parceria com o baterista, percussionista, produtor e bailarino Kabé Pinheiro, ambos pesquisadores da cultura popular brasileira, amigos e parceiros de trabalho, o projeto contará com as participações especiais de Renato Teixeira, Benjamim Taubkin, Conrado Goys, Jota Erre, Xuxa Levy, Daniel Doctors e Chico Teixeira.

Haverá ainda um bate-papo musicado para falar de carreira e caminhos musicais com a cantora e compositora espanhola erradicada no Brasil Irene Atienza, parceira de Kabé e João em projetos anteriores, que atualmente se encontra em sua terra natal, devido a pandemia do COVID-19.

A temporada será composta por seis shows inéditos dedicados a ritmos que vão desde os afro-brasileiros como samba, barravento, maracatu, jongo e ijexá, até ritmos de outros lugares do mundo, como a música gnawa (Marrocos), a rumba, o flamenco e o jazz.

A proposta cultural nasceu a partir do encontro entre João Oliveira e Kabé Pinheiro, músicos naturais da região do Vale do Paraíba, interior do estado de São Paulo, que têm em comum a busca pelo equilíbrio perfeito entre suas matrizes regionais e a música moderna.

Unindo simbolicamente tradição e modernidade, “Coisas do interior” valoriza a cultura do Brasil como uma forma de resistência, enaltecendo a importância de ações como essa para o reconhecimento da nossa identidade, atualização de conhecimentos e inserção social.

Sem recorrer a lugares-comuns, o projeto faz alusão aos tantos “Brasis” que se escondem na interioridade de cada um, incitando na alma do público a reconstrução de lembranças e de suas memórias afetivas.

“São coisas do interior, os cantos e as cores de um povo miscigenado; diversidade, luta, resistência, alegria, sabedoria, batuque, roda, natureza, união. É saber da nossa história, nosso povo, lutas, conquistas e legados”, finalizam os artistas idealizadores do projeto.

SINOPSE: “Coisas do interior” é uma proposta musical idealizada por João Oliveira e kabé Pinheiro, artistas que se conheceram através da música. O projeto conta com participações de consagrados artistas da música popular do país e um repertório com composições autorais e releituras de canções genuinamente brasileiras, e outros ritmos do mundo que influenciaram diretamente na construção da identidade cultural do Brasil.

Onde assistir: Youtube.com / Coisas do Interior Classificação Livre – Grátis Programação Quando: 05 de março de 2021 (sexta-feira) – Horário: 20h Show: Coisas do Interior, com João Oliveira e Kabé Pinheiro. O primeiro show, intitulado “Coisas do interior”, será realizado por João Oliveira e Kabé Pinheiro e contará com um repertório autoral, composto por composições de João Oliveira e algumas parcerias.

Quando: 12 de março de 2021 (sexta-feira) – Horário: 20h. Show: Coisas do interior – CORAÇÃO VIOLA – Convidados: Renato Teixeira e Chico Teixeira. Show com João Oliveira, Kabé Pinheiro e participação do cantor e compositor Renato Teixeira. Esses três artistas carregam em comum o olhar sobre um Brasil profundo, interiorano, sertanejo, caboclo, raiz, indígena. Esta apresentação sugere um olhar para dentro do país, com um repertório emocionante, que reúne releituras de canções que norteiam a memória do povo brasileiro.

Quando: 19 de março de 2021 (sexta-feira) – Horário: 20h00

Show: Coisas do interior – INTERIOR DA GENTE – ­Convidado: Conrado Goys

Show com João Oliveira, Kabé Pinheiro e participação especial do guitarrista, produtor, arranjador e compositor Conrado Goys, apresentando uma ampla linguagem musical que remete ao universo da música instrumental brasileira, do jazz e da world music. Seguindo este caminho, os músicos percorrem por diferentes climas e cores sonoras explorando seus próprios vocabulários musicais.  

Quando: 26 de março de 2021 (sexta-feira) – Horário: 20h00

Show: Coisas do interior – SAMBAS – Convidado: Jota Erre

Show com João Oliveira, Kabé Pinheiro e participação especial do músico, compositor, baterista e percussionista, Jota Erre. Esta apresentação será dedicada ao Samba em suas diferentes formas, com um repertório autoral, incluindo releituras criativas, mantendo a alegria e sua cadência envolvente.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Coisas do Interior convida plateia virtual para novas leituras e interpretações"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *