COI de SBC completa 1 mês com redução de indicadores criminais

221 0

Nos primeiros 30 dias de funcionamento do Centro de Operações Integrada, cidade de São Bernardo do Campo não registrou nenhum caso de homicídio

Texto: Daniel Macário – Crédito-foto: Omar Matsumoto (PMSBC)

Da Redação – Recém-inaugurado pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, em parceria com o Governo do Estado, o Centro de Operações Integradas de Segurança (COI) completou no último dia 15 um mês em funcionamento, com queda expressiva dos indicadores criminais na sua área de abrangência.

Balanço divulgado, nesta segunda-feira (18/11), pela Secretaria de Segurança Urbana, além de autoridades das Polícias Civil e Militar, mostra que o município não registrou nenhum caso de homicídio, latrocínio e roubo a banco desde que o equipamento passou a operar. O levantamento aponta ainda queda no número de casos de furto de veículos, em ambos os batalhões da Polícia Militar sediados na cidade: 40° BPM/M (-27%) e 6° BPM/M (-3%). Outras 23 foragidos da Justiça foram capturados por agentes militares.

“Fechamos o 1° mês do COI com resultados expressivos, mostrando claramente que a ideia do de reunir no mesmo espaço todas as forças policiais tem proporcionado mais segurança para nossa população. Nos últimos 30 dias tivemos grandes apreensões por parte da Polícia Militar, desarticulação de quadrilhas pela Polícia Civil e mais patrulhamento nas ruas. Tudo isso reflexo de um trabalho integrado entre as corporações”, afirmou o chefe do Executivo.

Na avaliação do comandante da PM (Polícia Militar) no Grande ABC, coronel Renato Nery Machado, tais resultados mostram os ganhos obtidos pelas corporações com a integração de suas ações. “Temos visto que a segurança tem aumentado em São Bernardo, desde a implantação do COI”.

A apresentação do balanço contou ainda com a participação do secretário de Segurança Urbana, Carlos Alberto, da comandante da GCM de São Bernardo, Claudia Coelho, do Coronel Marcus Vinícius (subchefe do Estado Maior da Polícia Militar do Estado), do Coronel Ronaldo Gonçalves Faro (comandante do Policiamento Metropolitano), do Dr. Ronaldo Tossunian (delegado seccional de São Bernardo), Paul Henry Bozon (delegado titular do Deic), Dr. Storni (diretor do Demacro).

INVESTIGAÇÃO – Instalada das dependências COI, a primeira Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) fechou o período com a prisão preventiva de 17 pessoas, resultado este obtido graças a integração de ações junto a demais órgãos das Polícias Civil e Militar. Entre os criminosos presos estão dois indivíduos acusados de promover golpes em instituições financeiras. Outra quadrilha envolvida na venda da substância quetamina, droga sintética de fabricação caseira a partir de um anestésico geralmente usado por veterinários em cavalos, também foi detida no município.

COI – Inaugurado em outubro, em cerimônia que contou com a participação do governador João Doria, o COI de São Bernardo tem reforçado o policiamento em todo o território do município. Primeiro Centro de Operações Integradas do Estado, o equipamento reúne num único espaço cerca de 400 profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal (GCM) para maior eficiência no combate ao crime no Grande ABC. A estrutura de 1.900 m², instalada na Avenida Redenção, 271, funciona 24 horas integrando ações de segurança de todos os órgãos, proporcionando assim, mais agilidade na proteção aos moradores da cidade. Para isso, o COI conta com uma central de monitoramento de 673 câmeras instaladas em São Bernardo.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "COI de SBC completa 1 mês com redução de indicadores criminais"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *