COFIP ABC inicia capacitação de agentes públicos em gestão de riscos tecnológicos

168 0

Da Redação – O Comitê de Fomento Industrial do Polo do Grande ABC (COFIP ABC) realizará programa de capacitação de agentes públicos, focado em gestão de riscos tecnológicos com produtos químicos, para atuação integrada em caso de eventuais situações de emergência.

O primeiro módulo será ministrado nesta terça-feira (22), na empresa Bandeirante Química, em Mauá, com cerca de 30 representantes dos departamentos da Defesa Civil de Mauá e Santo André.
Participarão de próximas turmas o 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros, a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de órgãos de trânsito.

Por meio do Comitê, o engenheiro químico Mauro Buffoni, gerente de Segurança de Processos da Oxiteno, irá ministrar o primeiro módulo, cuja proposta é oferecer noções básicas sobre perigo e risco, abordar o petróleo e a cadeia de produção petroquímica, apresentar os equipamentos da indústria petroquímica, bem como os dispositivos de segurança e controle da qualidade do ar, além de oferecer noções gerais sobre gerenciamento de riscos de processos.

“Além de transmitir informações sobre os riscos dos processos químicos, o objetivo é esclarecer as dúvidas das diversas partes interessadas para aproximar ao máximo o risco percebido do risco real. Essa é uma oportunidade para que todos conheçam os elevados padrões de segurança que são adotados pelas empresas para assegurar a proteção de seus ativos, tanto humanos como materiais”, avalia Dilermando Nogueira Júnior, coordenador executivo do COFIP ABC, que agendou para 18 de junho a segunda turma deste primeiro módulo.

Simulado – O programa é uma ação preparatória para o primeiro simulado integrado de emergência com evasão da comunidade, que será realizado no final do ano, nos bairros Jardim Silvia Maria e Jardim Sônia Maria, em Mauá, vizinhos ao Polo Petroquímico. Sob a liderança da Defesa Civil e o apoio do COFIP ABC, os agentes públicos treinados deverão repassar as informações para a população e elaborar em conjunto o plano de contingência da comunidade, que visa uma ação rápida de evasão dos locais de risco para caso de eventual necessidade.

Para viabilizar a preparação da comunidade, as entidades atuam na identificação das lideranças comunitárias nos dois bairros, que formarão o Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil (Nupdec), cuja finalidade é integrar comunidades, empresas e instituições de segurança pública para garantir a atuação conjunta nas ações de segurança social. “A preparação da população se dará com o apoio das lideranças comunitárias, que irão mobilizar os moradores do Jardim Silvia Maria e do Jardim Sônia Maria”, adianta Nogueira Júnior.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "COFIP ABC inicia capacitação de agentes públicos em gestão de riscos tecnológicos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *