Circuito Regional do Cambuci chega à Estância Turística de Ribeirão Pires

626 0

Da Redação – Lançado em Abril, o 1º Circuito Regional do Cambuci ABCTur  é um evento promovido pela Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, com o apoio do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, nas cidades de  Santo André, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires, municípios do Grande ABC que fazem parte da “Rota do Cambuci”. O objetivo do Circuito é ampliar a visibilidade das festas entre os moradores das sete cidades e toda a Região Metropolitana de São Paulo, além de estabelecer o fruto como produto turístico da cultura gastronômica local.

Concebido pelo Grupo de Trabalho (GT) Turismo do Consórcio, que tem a Agência como braço tático operacional para questões relacionadas ao desenvolvimento do Grande ABC, o Circuito Regional do Cambuci integrará o 13º Festival do Cambuci de Paranapiacaba, o 11º Festival Gastronômico do Cambuci de Rio Grande da Serra e o 3º Festival do Cambuci de Ribeirão Pires, nas festividades que em 2015 atraíram, juntas, cerca de 60 mil pessoas.

Rota do Cambuci – A Rota é um empreendimento do Instituto Auá em parceria com uma dezena de municípios – São Paulo, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Santo André, Mogi das Cruzes, São Lourenço da Serra, Salesópolis, Paraibuna, Bertioga e Caraguatatuba – e representa uma grande oportunidade para o resgate da cultura em torno do fruto nativo, a produção agro ecológica e o comércio justo.

Tem como objetivo resgatar o cultivo do Cambuci, uma fruta nativa da Mata Atlântica, com a estratégia de conservação das matas e geração de renda para pequenos produtores.  A Rota do Cambuci  foi a forma encontrada para que esses produtores pudessem se organizar, divulgar  o fruto e comercializar a produção de seus produtos, além de criar uma Rota turística Gastronômica com geração de renda. Em 2016 a Rota chega à sua 8ª edição.

3º Festival do Cambuci de Ribeirão Pires – Em sua terceira edição na cidade, o Festival tem sua ação focada na promoção, popularização e melhoria contínua do Cambuci, desde as técnicas de produção, beneficiamento, marketing e pesquisa, até a ação institucional junto ao poder público.

O Festival acontece no estacionamento do Paço Municipal e terá a participação de Produtores das cidades pertencentes à Rota do Cambuci,  Barracas de alimentação  e Food Trucks, estes, os quais serão desafiados a apresentar pratos com Cambuci.

As Barracas e os Food Trucks não serão concorrentes da Feira, pois enquanto proporcionam a Praça de Alimentação, a Feira oferecerá uma atração de variedades e compras de produtos artesanais com Cambuci.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Circuito Regional do Cambuci chega à Estância Turística de Ribeirão Pires"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *