Cinema movido a luz solar chega a Santo André nesta terça

630 0

Da Redação – Um furgão, equipado com placas que captam a energia solar, e dotado de todo aparato para uma sessão de cinema ao ar livre, estacionará nos parques e  nos Cesas (Centros Educacionais de Santo André) a partir deste mês. É o projeto Cinesolar, que será lançado amanhã, às 19h, no Parque Escola  com projeções de filmes sobre sustentabilidade.

Segundo a gerente dos Cesas, Cláudia Felician de Lima, serão 23 dias de atividades, até maio do ano que vem.  Nos Cesas, haverá a realização de oficinas de música (construção de instrumentos com material reciclável), de grafie (com pigmentação natural), shows e palestras sobre sustentabilidade para os alunos do ensino fundamental,além de exibição dos filmes ao ar livre para os alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos) no período noturno.

Nos fins de semana haverá sessões gratuitas abertas ao público nos parques. “A  programação está sendo discutida com a direção dos equipamentos públicos”, diz Cláudia. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, o Instituto Acqua e a Brazucah, uma produtora cultural especializada em circuitos alternativos de exibição de filmes brasileiros, idealizadora do projeto.

Os filmes abordam temáticas socioambientais, como o aquecimento global e a importância no uso racional dos recursos naturais. O público terá, ainda, a oportunidade de conhecer como funciona o sistema de captação e transformação da energia solar para a elétrica.

Cinesolar – O Cinesolar conta com um furgão equipado com placas solares capazes de gerar a própria energia para alimentar toda sua estrutura de exibição, em qualquer localidade, sem a necessidade de energia elétrica. O próprio furgão oferece cerca de 200 assentos, tela com metragem de 200 polegadas e sistema de projeção de som, além de uma cabine de DJ para acompanhar as atividades.

Pioneiro no Brasil, o cinema solar já realizou mais de 150 sessões em várias cidades do país para um público espectador superior a 30 mil pessoas, desde 2013.

Serviço – Lançamento do projeto Cinesolar, nesta terça-feira (6), às 19h, no Parque Escola (rua Anacleto Popote, 46 – Bairro Valparaíso)

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Cinema movido a luz solar chega a Santo André nesta terça"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *