CIGABC pleiteia manutenção e ampliação de empregos na indústria de pneus

35 0

Entidade regional participou de reunião no Ministério da Economia de representantes do segmento com plantas instaladas na região

Da Redação – O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta terça-feira (23/2), de reunião na sede do Ministério da Economia, em Brasília, para pleitear a manutenção e ampliação dos empregos na indústria de pneus instalada na região.

O objetivo da reunião foi apontar os efeitos negativos da decisão do Governo Federal, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 20 de janeiro, de reduzir a alíquota do imposto de importação de pneus de carga (caminhão e ônibus) de 16% para zero de forma permanente. 

Dados reunidos pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip) ressaltam que o setor de pneumáticos emprega diretamente mais de 30 mil trabalhadores, além dos empregos indiretos na rede de revendedores, fornecedores e parceiros em todo o Brasil. Segundo a associação, a medida trará impacto não apenas para os fabricantes de pneus, mas também afetará toda a cadeia produtiva nacional.


Com o objetivo de destacar os efeitos de curto e médio prazos da redução da alíquota e pleitear a manutenção e ampliação de empregos na indústria, o presidente do Consórcio ABC e prefeito de Santo André, Paulo Serra, se reuniu com o subsecretário de Ambiente de Negócios e Competitividade, Jorge Lima, acompanhado do presidente da Anip, Klaus Curt Müller, do presidente da Bridgestone para a América do Sul, Fabio Fossen, e do deputado federal Alex Manente.

“Os postos de trabalho na indústria da borracha ficaram em risco com a decisão de baixar a alíquota para o pneu importado. Por isso, como presidente do Consórcio ABC, buscamos diálogo e alternativas que garantam equilíbrio entre oferecer um preço justo ao consumidor, mas preservando também os investimentos, os empregos e gerando renda para a nossa gente”, afirmou Paulo Serra.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "CIGABC pleiteia manutenção e ampliação de empregos na indústria de pneus"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *