CIGABC participa de videoconferência com integrantes da Opas

172 0

Reunião teve apresentação de técnicos especialistas da USP que desenvolveram um protótipo de respirador automatizado

Da Redação – O secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Edgard Brandão, participou nesta terça-feira (1º) de reunião virtual com representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), braço da Organização Mundial da Saúde (OMS) nas Américas.

O objetivo do encontro foi para a apresentação de técnicos especialistas da Universidade de São Paulo (USP) que desenvolveram um protótipo de respirador automatizado. Brandão participou da reunião a convite do presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos, Victor Borges.

O ventilador emergencial Inspire foi desenvolvido pela Escola Politécnica (Poli), como resultado de um projeto que começou em meados de março. A iniciativa surgiu a partir de uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Poli, coordenada pelos professores Raúl Gonzalez Lima e Marcelo Knörich Zuffo, que decidiu desenvolver um ventilador pulmonar nacional, de baixo custo e de rápida produção para oferecer uma alternativa e suprir uma possível demanda emergencial do equipamento causada pela pandemia da Covid-19.

Durante a apresentação, os professores da USP afirmaram que o ventilador emergencial foi desenvolvido para utilização a nível mundial, e o monitoramento poderá ser feito a distância por qualquer aparelho 3G ou 4G. Além disso, informaram que já há interesse de diversos países na aquisição do produto já patenteado e que poderá ser construído em série e só com materiais brasileiros.

O projeto tem a participação de aproximadamente 200 pesquisadores de diversas unidades da USP e outras instituições, e conta com doações de parceiros da iniciativa privada. Em agosto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a USP a iniciar a produção do equipamento.

A Opas foi representada na reunião virtual por diretores e técnicos, entre eles Nilda Enríquez, Tomas Pipo Briant e o brasileiro Alexandre Lemgruber, que está na organização desde 2011.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "CIGABC participa de videoconferência com integrantes da Opas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *