CIGABC participa de seminário sobre o papel dos consórcios públicos

107 0

Evento faz parte de projeto do Governo Federal para elaboração de estudos sobre as experiências de arranjos cooperativos intergovernamentais

Texto: Rodolfo Albiero (CIGABC) – Crédito-foto: Divulgação/Consórcio ABC

Da Redação – O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou, nesta quinta-feira (20/8), de seminário virtual promovido pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade (Sepec), do Ministério da Economia, para debater a atuação dos consórcios públicos no Brasil.

Em dois dias de evento, o webinar é dividido em uma série de painéis para discutir temáticas como regulação e controle dos consórcios públicos, propostas de alterações legais e infralegais, além de formas de impulsionamento da infraestrutura subnacional.

Convidado pelos organizadores para apresentar as experiências no Grande ABC, o diretor Administrativo e Financeiro do Consórcio ABC, Carlos Eduardo Alves da Silva, o Cadu, falou sobre a regulação e controle dos consórcios públicos.

“É muito importante discutir a relação dos consórcios públicos junto aos órgãos de controle, assim como é preciso uma maior sensibilização e compreensão dos órgãos de controle, diante dos vários níveis de maturidade e atuação dos consórcios. Essa construção coletiva é de extrema importância para estabelecer uma relação harmoniosa do sistema de controle interno dos consórcios, com o controle externo, além de demonstrar o grau de comprometimento do consórcio”, afirmou Cadu.

Participaram também do seminário o deputado federal Geninho Zuliani, presidente da Frente Parlamentar Mista dos Consórcios Públicos; Victor Borges, presidente da Rede Nacional de Consórcios Públicos; além de representantes do Ministério da Economia, da Frente Nacional e Prefeitos (FNP) e da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

O evento faz parte do projeto Intergov, promovido pelo Governo Federal, que tem como objetivo a elaboração de estudos sobre as experiências de arranjos cooperativos intergovernamentais no Brasil. A ação é desenvolvida para propor aperfeiçoamentos na legislação dos consórcios públicos, estimulando a ampliação dos investimentos em infraestrutura e provisão de serviços públicos em áreas como saneamento, mobilidade urbana e desenvolvimento urbano.

O Projeto Intergov é uma cooperação técnica internacional entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade, do Ministério da Economia.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "CIGABC participa de seminário sobre o papel dos consórcios públicos"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *