CIGABC é convidado a compor mesa em painel do programa da União Europeia

492 0

A entidade regional apresentou o projeto executivo do Centro de Controle Operacional (CCO Regional) 

Da Redação – O Consórcio Intermunicipal Grande ABC participou nesta semana do evento “Cidades e regiões abrindo caminho para a neutralidade climática até 2050”, promovido pelo Programa Internacional de Cooperação Urbana (IUC), iniciativa da União Europeia. Durante o encontro, realizado por videoconferência, a entidade regional foi convidada para compor mesa do painel que discutiu os desafios da governança multinível para o enfrentamento das mudanças climáticas. 

Junto à região metropolitana de Chicago e da Finlândia, o Consórcio ABC apresentou o projeto executivo do Centro de Controle Operacional (CCO Regional), que foi concluído recentemente e que teve contribuições tecnológicas advindas da parceria com a cidade de Turim, na Itália. O êxito da parceria permitiu que a entidade regional estivesse presente no evento de encerramento do programa. 

Marcos Murasaki Cardoso, membro da delegação do Grande ABC no programa  e consultor  do projeto, destacou em sua apresentação as características e os desafios das sete cidades na área. Além disso, enfatizou que o CCO irá contribuir para a melhoria da mobilidade urbana na região e auxiliará com a diminuição da emissão de gases de efeito estufa. 

“A parceria com a cidade de Turim, que possui características semelhantes com o Grande ABC, possibilitou que o projeto do Consórcio ABC fosse elaborado de acordo com a tecnologia de ponta. Com isso, ganhamos em mais qualidade, desenvolvimento e garantia de que estamos em um bom caminho de excelência para efetivarmos o centro regional”, disse Marcos Murasaki.  

Representaram o Consórcio ABC no encontro internacional, o secretário-executivo, Edgard Brandão, o diretor Administrativo e Financeiro, Carlos Eduardo Alves da Silva, o Cadu, e os coordenadores Flávio Casarini e Livia Rosseto, da Diretoria de Programas e Projetos da entidade regional. 

Também estavam presentes os membros da delegação técnica da entidade regional, a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT) Mobilidade, Andrea Brisida, e a professora Paula Katakura, do Instituto Mauá de Tecnologia.  
Histórico

Em outubro de 2017, o Consórcio ABC foi selecionado entre mais de 200 projetos para participar do Programa Internacional de Cooperação Urbana. No mesmo mês, a União Europeia anunciou oficialmente a cidade italiana de Turim como o município parceiro do colegiado de prefeitos para troca de experiências.

O Consórcio ABC recebeu, em fevereiro de 2018, uma delegação de Turim para uma série de visitas técnicas à região, com foco nas experiências em projetos de mobilidade urbana. Em maio, a entidade regional enviou uma delegação à cidade italiana para tratar das possibilidades de cooperação técnica em áreas como tecnologia e mobilidade urbana.  

Também como parte do programa, o Consórcio ABC participou, em maio de 2019, de workshop internacional realizado em Brasília para apresentar as principais políticas públicas desenvolvidas em âmbito regional nas sete cidades. Em setembro do mesmo ano, o órgão intermunicipal foi selecionado para apresentar, em evento promovido pela União Europeia em Cartagena (Colômbia), iniciativas na área de mobilidade planejados, articulados e desenvolvidos na região. 

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "CIGABC é convidado a compor mesa em painel do programa da União Europeia"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *