Cidade na Escola amplia suas atividades para mais oito escolas

900 0

Da Redação – O Programa Cidade na Escola, da Secretaria de Educação de Diadema, iniciado em 2013, voltou às suas atividades nesta segunda-feira (6). Neste ano, ele está sendo ampliado para mais oito escolas, totalizando 23 unidades. O projeto é voltado a alunos da rede municipal com idade de seis a dez anos.

Cidade na Escola é uma programa da Prefeitura de Diadema que, por meio da Secretaria de Educação, tem o objetivo de incentivar a educação integral. “Entendemos a educação integral não só como ampliação do tempo da criança na escola, mas como uma dimensão de formação nas mais diversas áreas atendendo a integralidade do aluno, aumentando seu repertório, possibilitando outras situações de aprendizado e estimulando a socialização.” diz Maria Izabel Pinheiro, coordenadora do programa.

As atividades oferecidas são relacionadas a quatro macrocampos: Letramento (Lingua Portuguesa e Matemática), Cultura, Meio Ambiente e Esporte. Ocorrem no contra turno do período do ensino regular e são lecionadas por estagiários que estudam licenciatura.

O programa é voltado para crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, com vulnerabilidade social ou dificuldade de aprendizagem. Para os estudantes do 4º e 5º anos há parceria com o Instituto Cultural e Educacional “Matéria Rima”, o qual também atende os mesmos critérios.

Os alunos vivenciam atividades diversificadas, dentro e fora da escola, já que há parcerias com centros culturais, uma escola de artes marciais, um clube de esporte e lazer municipal, um museu de arte popular, um teatro e outros espaços públicos como praças e parques.

Dentro das escolas há vivências de dança, música, teatro, leitura, desenho, pintura, relaxamento, jogos matemáticos e de alfabetização. “Todas essas experiências possibilitam um desenvolvimento emocional, atitudinal e cognitivo aos estudantes, tornando-os mais autônomos, com boa autoestima, boa comunicação oral e expressão corporal”, de acordo com a também coordenadora do Programa, Sonia Aparecida Brito Franco.

A Prefeitura disponibiliza um ônibus para a locomoção dos alunos à atividades externas e as crianças têm à disposição três refeições na escola, duas a mais do que receberiam se estivessem apenas no ensino regular.

As escolas que receberão o programa pela primeira vez: Emeb Henrique de Souza Filho; Emeb Cândido Portinari; Emeb Heitor Villa Lobos; Emeb Jorge Amado; Emeb José Rodrigues Pinto; Emeb Ver. Jorge Ferreira; Emeb Sen. Teotônio Brandão Vilela e Emeb Porf. Evandro Caiafa Esquível

Escolas que já possuiam o programa: Emeb Anita Catarina Malfatti; Emeb Annete Melchioretto; Emeb Dr. Átila Ferreira Vaz; Emeb Proª Fabíola Lima Goyano; Emeb Prof. Florestan Fernandes; Emeb Francisco Daniel Trivinho; Emeb Min. Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro; Emeb Dep. Freitas Nobre; Emeb Dr. José Martins da Silva; Emeb Dr. Mario Santalúcia; Emeb Olga Benário Prestes; Emeb Profª Letícia Beatriz Pessa; Emeb Insp.Reinaldo J. Santana (Piró); Emeb Sagrado Coração de Jesus e Emeb Zilda Gomes dos Reis de Almeida

Total 1 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Cidade na Escola amplia suas atividades para mais oito escolas"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *