Cidade de São Bernardo tem muito mais do que indústrias

1013 0

Da Redação – “Conhecer um pouco da história, estando no próprio local, é gratificante. Subir pela Estrada Velha de Santos e parar na Casa de Pedra envolve clima bem diferente, nem parece que a gente está na cidade. Gostei demais, e quero voltar quantas vezes puder.”

A afirmação é do representante comercial Juscélio Ferreira Brito, 45 anos, que fez parte de visitas monitoradas realizadas pela Prefeitura para o turismo industrial, que contempla outros atrativos, como o Polo Ecoturístico Caminhos do Mar, a antiga e histórica estrada que levava ao Litoral. “São locais incríveis para ter contato com a natureza. O que mais me chamou a atenção foi a paisagem, além do conjunto arquitetônico da Casa de Pedra”, emenda.

Mais do que berço da indústria automotiva, São Bernardo tem ainda muito a ser explorado. Fundada em 1553, a região estava na rota dos tropeiros do período colonial. São símbolos dessa época, a Casa de Pedra e a Calçada do Lorena, localizadas na Estrada Velha de Santos. Ambas são ícones do patrimônio histórico e, por isso, tombadas em âmbito estadual e municipal.

São Bernardo tem localização privilegiada, a 22 quilômetros do Centro de São Paulo e a 50 quilômetros do Porto de Santos, fácil para quem quer conhecer pontos turísticos como o Pavilhão Vera Cruz, Chácara Silvestre, Pinacoteca Municipal e Prainha do Riacho Grande, entre outros. Também são marcos históricos a Capela de Santa Filomena, construída pelos fieis em 1881.

A cidade ainda reserva passeios para os amantes do ecoturismo, pela Serra do Mar, por meio de trilhas e caminhadas, contemplação e esportes radicais, sem falar na Rota do Sal, percurso da época colonial que cortava a região para transporte do sal do Litoral até a Capital e cidades do Interior. Possui ainda um dos maiores espelhos d’água do País, a Represa Billings, (maior reservatório artificial da América Latina), adequado para esportes e passeios náuticos.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Cidade de São Bernardo tem muito mais do que indústrias"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *