Cetesb inaugura em SBC laboratório para análise de poluentes

822 0

Da Redação – Foi inaugurado pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), nesta terça-feira (17), em São Bernardo, o Laboratório de Emissão para Veículos Diesel, que vai permitir a realização de pesquisas sobre poluentes em veículos novos, de utilização de combustível a diesel.

O equipamento foi instalado na Rua dos Vianas, no bairro Baeta Neves, onde já funcionam duas agências ambientais da companhia estadual. A obra foi construída com recursos na ordem de R$ 12 milhões, oriundos de acordo judicial envolvendo a Cetesb, Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Ministério Público Federal, Ibama e Agência Nacional do Petróleo (Anip).

O laboratório possui 663 metros quadrados e seu trabalho será analisar a concentração de poluentes pelo diesel, um dos principais fatores responsáveis por mortes por poluição em São Paulo. Último estudo publicado pelo laboratório de poluição da Universidade de São Paulo (USP) estima que na região metropolitana 7.500 pessoas morrem em decorrência de contaminação de poluentes, sendo que, deste montante, 3.000 mortes estão relacionadas diretamente ao diesel.  De acordo com especialistas, o contágio tem os mesmos efeitos do cigarro.

O ato de inauguração foi prestigiado pelo prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o secretário estadual  do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o presidente da Cetesb, Carlos Roberto dos Santos, chefe da pasta de Meio Ambiente no município, Mário de Abreu, o titular do Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami e o presidente da Anfavea, Antonio Carlos Megale, além de demais autoridades. Eles descerraram a placa em que marca a inauguração oficial do espaço, além de discursarem sobre a chegada do laboratório.

Em sua fala, Morando destacou satisfação com o projeto. Relembrou que o espaço agora se torna uma referência e exemplo, deixando para trás um passado de pouco aproveitamento e tristeza. “Neste mesmo local, há alguns anos, era um depósito de carros abandonados. Tratava-se de um verdadeiro transtorno para a vizinhança. Agora, um profundo equipamento de controle ambiental. São várias as razões para comemorar, uma delas é que a nossa cidade produz automóveis deste porte. Segundo, vai ajudar a movimentar o município. Tudo que se atrai de atividade econômica é importante”, comentou.

Chefe estadual do Meio Ambiente, Salles também exaltou o novo espaço. “Foi dado um importante passo na ajuda de uma qualidade de vida. Os nossos esforços na secretaria e de todo o governo do Estado são nesta direção. São Bernardo tem um histórico com a fabricação de automóveis e ficamos satisfeitos”, pontuou Salles. O novo laboratório é similar ao mais moderno do mundo e vai averiguar monóxido como Carbono (CO), hidrocarbonetos (HC) e óxidos de nitrogênio (NOx). “É fundamental ressaltar que este equipamento traz o que há de mais moderno para a medição de diesel e não deve nada aos demais espaços pelo mundo a fora. É uma capacidade enorme para o nosso País e especial para São Bernardo, onde nasceu a indústria automobilística do Brasil”, enfatizou o presidente da Anfavea, Megale.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Cetesb inaugura em SBC laboratório para análise de poluentes"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *