Cesa Vila Floresta tem aulas de patinação para a comunidade

204 0

Esporte é nova modalidade de curso do programa Sou Amigo dos Cesas, que oferece 41 opções de atividades espalhadas nos 12 Centros Educacionais

Paola Zanei (PMSA) – Trabalhar o equilíbrio, a postura, movimentar o corpo, além de curtir uma atividade divertida, que pode ser aproveitada sozinho ou em família. Esses são os benefícios da prática da patinação, que passou a ser ministrada neste ano no Cesa (Centro Educacional de Santo André) Vila Floresta. A modalidade é uma das 41 opções de cursos para a comunidade oferecidos nos 12 Cesas da cidade, por meio do programa Sou Amigo dos Cesas.

As aulas de patins acontecem às quintas-feiras em dois horários: às 19h30, para crianças com idade entre 8 e 16 anos, e às 20h30, para adultos acima dos 17 anos. Há também turmas aos sábados, às 10h, para as crianças, e às 11h, para os adultos.

“As aulas são voltadas para todos, desde os que nunca calçaram patins até os mais experientes. Eu ensino a postura correta, como fazer curvas, transições, usar os freios, andar de frente e de costas, até chegar nos elementos de patinação artística”, contou Suzana Lopes, instrutora responsável pelo curso.

Suzana destaca que crianças com todo tipo de perfil corporal podem patinar de maneira atlética, graciosa e elegante. “Aulas de patinação artística dão postura para crianças muito altas, que tendem a se curvar, dão músculos fortes e trazem elegância até aos que nunca conseguiram dançar”, destacou. As vagas para as turmas já estão preenchidas e as inscrições para novos alunos estão sujeitas ao surgimento de novas vagas.

A instrutora tem base artística que, segundo ela, é a mais completa – estudou patinação artística por sete anos –, e por isso pretende dar bastante atenção a aspectos desta prática em suas aulas. Para isso, solicita o uso dos patins tradicionais (Quad), de quatro rodinhas e com um freio na frente, ideais na patinação artística. “O modelo ‘inline’ é mais comum e pode ser usado em diversos tipos de piso, mas também é mais fácil aprender sozinho ou encontrar alguém que ensine o básico. Minha proposta é diferente”.

Além de ensinar o básico a quem não sabe patinar e manobras da patinação artística, Suzana quer unir as famílias em uma atividade prazerosa para todos e destaca os benefícios da prática. A patinação, por exemplo, requer concentração e perseverança. “Foco é a palavra chave pra quem quer patinar. Sem foco você não se equilibra. Sem foco, você cai. E, se cair, tem que levantar e tentar de novo, e continuar, como na vida”, completou.

Modalidades – O programa Sou Amigo dos Cesas, criado em 2017, é realizado nos 12 Centros Educacionais de Santo André e acontece graças à participação dos que desejam compartilhar seus conhecimentos de forma voluntária. Este ano, o Programa Sou Amigo dos Cesas viabilizou a oferta de 41 modalidades de cursos e atividades nos Centros.

Ainda há vagas em alguns cursos, mas a programação é diferente em cada unidade, por isso os interessados devem procurar o Cesa mais próximo para obter mais detalhes.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Cesa Vila Floresta tem aulas de patinação para a comunidade"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *