Cerest faz palestra para lembrar vítimas de acidentes e doenças ligadas ao trabalho

247 0

Da Redação – Com a proximidade do Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho e do Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, ambos celebrados em 28 de abril, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Diadema, em parceria com outros Cerests da região, promove a palestra “Impactos do amianto sobre a saúde da população – a questão dos resíduos” no dia 26 de abril, das 9h às 12h, no auditório do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, em Santo André.

O evento é gratuito e prevê debate sobre o tema e as estratégias de prevenção para os problemas resultantes desses resíduos. “O trabalho influencia a condição de saúde das pessoas e o profissional tem o direito de ter sua saúde física e mental preservadas. Se o trabalho é a causa do adoecimento ou acidente, as condições de risco devem ser corrigidas para que todos estejam protegidos”, afirma a coordenadora do Cerest Diadema, Nancy Yasuda.

Nos últimos dois anos, o município registrou 5.043 acidentes de trabalho em empresas, comércios e outros ambientes. Desses, 308 foram considerados graves e 12 fatais, de acordo com o Cerest Diadema. Nos primeiros três meses de 2019, foram registrados 435 acidentes de trabalho, sendo 24 graves. Entretanto, esse número pode ser maior. “A notificação nem sempre é feita, seja pela não identificação do caso nos serviços de saúde, pela recusa das empresas em notificar ou pelo receio do trabalhador em notificar o agravo e ser demitido”, esclarece Nancy Yasuda.

Quando procurar

Quem mora ou trabalha em Diadema e sofreu acidente no local de trabalho, no trajeto habitual ao serviço ou que tenha suspeita de adoecimento em decorrência do trabalho pode procurar o Cerest para orientações. O equipamento não oferece o tratamento, por isso é importante que o usuário tenha sido encaminhado por profissional de saúde e que apresente relatórios e exames relacionados à doença ou acidente de trabalho.

O Cerest recebe as notificações, fiscaliza locais de trabalho quanto ao risco e orienta empresas e trabalhadores. As atividades de esclarecimento e conscientização sobre a importância da garantia da saúde dos trabalhadores nos ambientes e processos de trabalho são permanentes. O serviço realiza ainda ações de vigilância nos ambientes de trabalho, inspeções a partir de notificações de acidentes e doenças do trabalho, apoio técnico para profissionais de saúde para identificação e notificação de agravos relacionados ao trabalho, além de análise de dados e planejamento de ações.

Para ser lembrado

O dia 28 de abril foi instituído como Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, pois foi nesse dia que a explosão de uma mina em Virginia, nos Estados Unidos, matou 78 mineiros. Este mês também é considerado o Abril Verde pelo incentivo à discussão e conscientização para ajudar na prevenção de acidentes no ambiente de trabalho

Serviço – 26 de abril de 2019, sexta-feira, das 9h às 12h. Palestra “Impactos do amianto sobre a saúde da população – a questão dos resíduos”, com o médico pneumologista Dr. Jefferson Benedito Pires Freitas, no Auditório do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Avenida Ramiro Colleoni, 5 – Centro / Santo André.

Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest Diadema (Avenida Antonio Piranga, 700 – Centro). Funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Tel.: 4043-8173 ou 8242 email: saude.trabalhador@diadema.sp.gov.br

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Cerest faz palestra para lembrar vítimas de acidentes e doenças ligadas ao trabalho"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *