CER recebe doação de cadeiras de rodas e andadores

797 0

Da Redação – O Centro Especializado de Reabilitação (CER), que integra a rede municipal de saúde de São Bernardo, recebeu nesta terça-feira (8) a doação de três cadeiras de rodas e dois andadores. Os equipamentos foram entregues a pacientes atendidos pela unidade, e priorizados de acordo com as especificidades do quadro clínico.

As doações foram feitas pela Associação Beneficente das Acácias Nove de Maio de São Bernardo, que há 13 anos realiza ações em prol de pessoas em situação de vulnerabilidade. Um dos contemplados com o andador foi o pequeno Miguel Tadeu Fischer, de 3 anos. Ele nasceu com mielomeningocele, uma malformação congênita da coluna vertebral, e uma das sequelas é o comprometimento de parte dos membros inferiores. O menino, que também tem quadro de hidrocefalia, se locomovia com dificuldade e há três meses passou a utilizar a cadeira de rodas.

“Ele já lida muito bem com a cadeira de rodas e vai continuar usando para longas distâncias. O andador vai dar a ele ainda mais autonomia, e permitir que se exercite e desenvolva mais o movimento das pernas. Agora ninguém segura o Miguel”, comenta a mãe do garoto, a agente de turismo Luana Camila Nunes Fischer.

O andador recebido por Miguel, que realiza fisioterapia no CER, é diferente do modelo convencional. Tem apoio posterior, o que melhora a postura, além de rodinhas, e custa cerca de R$ 1.500. A menina Karla Vitoria de Melo Alves, 3 anos, também recebeu o equipamento. A mãe, Rozilene Almeida de Melo, conta que a menina precisava se apoiar nos pais ou no irmão mais velho para conseguir andar. “Ela teve paralisia cerebral quando nasceu e ficava muito nervosa no começo do tratamento no CER. Ela tentava ficar em pé e não conseguia. Quando começou a andar, por causa dos exercícios, tudo melhorou. E agora vai ser ainda melhor, porque vai conseguir fazer isso sozinha. Sou muito grata, porque a gente não teria condições de comprar esse andador”, afirma.

Representantes da Associação das Acácias acompanharam a entrega, realizada no CER, no Jardim Hollywood, e se comoveram ao ver as crianças testando os andadores. As cadeiras de rodas serão entregues na residência dos pacientes. “É gratificante para nós ver que podemos melhorar a vida deles e também de suas famílias com um gesto como esse. Esperamos poder colaborar mais vezes”, diz Carolina Fagnani, uma das integrantes da instituição.

A entidade já formou cerca de 110 mulheres em cursos profissionalizantes na área da beleza (manicure, depilação, auxiliar de cabeleireiro e designer de sobrancelhas) e 70% delas conseguem, atualmente, obter renda graças à iniciativa. A compra dos equipamentos doados ao CER foi feita com o dinheiro obtido pela entidade na “Noite Árabe”, em um jantar beneficente que conseguiu arrecadar, em abril, cerca de R$ 8.000.

A coordenadora do CER, Samara Kielmann, elogiou a iniciativa e disse que os equipamentos irão ajudar na reabilitação dos pacientes, além de permitir a reinserção social dos usuários com deficiência. Outros 240 itens, entre cadeiras de rodas para adultos e crianças, andadores, órteses e adaptações, serão adquiridos no primeiro semestre de 2016, com recursos específicos para esta finalidade, oriundos do Fundo Estadual de Saúde. “Assim, conseguiremos atender a todos os nossos pacientes que aguardam por esses equipamentos”, afirma.

O CER oferece cuidado especializado em reabilitação para pessoas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva. São feitos, em média, cerca de 4.400 atendimentos mensais, envolvendo 720 pacientes.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "CER recebe doação de cadeiras de rodas e andadores"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *