Centro Dia do Idoso de São Bernardo entra no clima de Carnaval

734 0

Da Redação – O Centro Dia do Idoso já está em ritmo de folia. Nesta terça (2) e na próxima sexta-feira (5), o espaço mantido pela Prefeitura de São Bernardo, no Jardim do Mar, realizará baile de máscaras com direito a marchinhas de Carnaval para 60 idosos. O programa atende homens e mulheres moradores da cidade acima de 60 anos, semidependentes, em situação de vulnerabilidade social, aqueles cuja família não pode prestar cuidados durante o dia e também casos advindos do Ministério Público, quando há relatos de maus-tratos ou abandono.

Com ajuda de cuidadores, os próprios idosos confeccionaram as máscaras e fizeram pequena decoração no corredor de entrada da casa. As atividades voltadas ao entretenimento são rotineiras e visam justamente manter o idoso ativo, longe da depressão e do baixo astral.

“Nessas atividades procuramos trabalhar a cognição, para ajudá-los a resgatar as memórias do passado. Nosso trabalho é voltado à interação, à socialização e assim evitar a tristeza, a depressão”, explicou a assistente social Marina Cortes Cavalcante, que comanda as atividades da casa juntamente com a coordenadora Maria Aparecida de Souza Rosa.

A cognição é o ato no processo da aquisição do conhecimento, que se dá através da percepção, atenção, associação, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem.

Os dois bailes de Carnaval acontecem das 13h às 14h30. A aposentada Isabel Maria Prado, 66 anos, aprova as atividades de entretenimento.  “É bom para a gente distrair a mente um pouco. Ajuda a passar o dia”, resume.

No programa os profissionais também trabalham com os parentes dos idosos para que aprendam sobre o processo de envelhecimento e como lidar com a pessoa. A porta de entrada para o serviço são os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) existentes na cidade.

No Centro Dia, que conta com assistentes sociais, cuidadores e terapeutas, o idoso chega de manhã e sai no fim da tarde. Lá eles tomam café da manhã, almoçam e tomam o lanche da tarde antes de retornarem para casa. O serviço é prestado desde 2004.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Centro Dia do Idoso de São Bernardo entra no clima de Carnaval"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *