Centro de Reabilitação oferece oficinas de férias para pais e usuários

562 0

Da Redação – “Esta é a primeira oficina que participamos, e meu filho tem se mostrado menos tímido com as pessoas.” A afirmação é da dona de casa Nivalda Nogueira dos Santos, sobre a participação dela e de João Pedro dos Santos Rodrigues na oficina de contação de histórias no Centro Especializado em Reabilitação (CER), em São Bernardo.

Neste mês, o CER oferece oficinas recreativas na unidade com o objetivo de ampliar o conceito de férias para pais e pacientes. Entre os temas das atividades, que se estendem até o dia 28, estão contação de histórias, construção de brinquedos a partir de sucata, maquiagem, pintura e confecção de máscaras de Carnaval.

Nivalda conta que está sempre próxima do filho para que ele não corra o risco de se machucar. O garoto tem hidrocefalia e faz tratamento na unidade uma vez por semana. “Aqui (no CER) ele fica mais solto, alegre. É um comportamento bem diferente do que ele tem em casa”, disse a mãe.

Com sorriso tímido e prestando muita atenção na contação de histórias, por um momento, João Pedro desviou sua atenção para afirmar que estava gostando muito de participar da atividade. “Gosto muito daqui, pois tenho alguns amigos.”

Atividades para pais e filhos – O principal objetivo das atividades é que pais e pacientes possam desfrutar das férias de início de ano juntos, interagindo durante as oficinas. A psicóloga Gilmara Castro explicou que, em muitos casos, os adultos deixam de se cuidar para poder dar total atenção às crianças.

“Na oficina de maquiagem houve caso de uma mãe que não sabia como usar um batom, outra que nunca havia se maquiado. O resultado final ajuda na autoestima dessas mulheres, que se dedicam completamente aos filhos”, relatou.

Em um primeiro momento, os pais tiveram certo receio de participar da oficina, mas aos poucos foram se soltando e interagindo com filhos e com os demais participantes das atividades. Além disso, a programação ajuda a unir pacientes de todas as especialidades do CER.

Gilmara lembrou que em algumas oficinas os pais brincaram mais que os pacientes, como na de construção de brinquedos com sucata, e que a interação mostra as dificuldades enfrentadas por todos. “Aqui é o espaço para que sejam crianças e deixem todas essas dificuldades e medos do lado de fora.”

O CER realiza diagnóstico, avaliação, orientação, estimulação precoce e atendimento especializado em reabilitação para pessoas com deficiência física, intelectual, visual e auditiva. O trabalho é feito por equipe de 70 profissionais que realizam, em média, 4.400 atendimentos mensais, envolvendo 720 pacientes em reabilitação. Os pacientes são encaminhados para a unidade a partir da rede municipal de saúde.

Total 0 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Centro de Reabilitação oferece oficinas de férias para pais e usuários"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *