Centro de SBC é referência no tratamento de Equoterapia

1309 0

Texto: Gabriela Maria – Crédito-foto: Omar Matsumoto (PMSBC)

Da Redação – Cinco meses após a Prefeitura de São Bernardo ampliar o serviço no Centro Municipal de Equoterapia – localizado na Avenida Walace Simonsen 1750, no bairro Nova Petrópolis –, o prefeito Orlando Morando, anunciou, nesta quarta-feira (26/12), um balanço da unidade de Saúde. Ao todo, 2.630 atendimentos de Equoterapia foram realizados nos pacientes com deficiências físicas e intelectuais, entre adultos e crianças.

A equoterapia é um método terapêutico e educacional, que utiliza de cavalos para o tratamento e reabilitação dos pacientes. Em media, 110 atendimentos são realizados semanalmente. São Bernardo é a única cidade do Grande ABC a oferecer o atendimento em uma estrutura própria.

A reestruturação do serviço ocorreu após a prefeitura contratar uma empresa responsável pelo fornecimento, manejo, manutenção do espaço e também dos equipamentos utilizados durante a terapia. Este processo resultou no término da fila de espera para o atendimento.

“É muito gratificante perceber o quanto o nosso trabalho está ajudando a melhorar a vida dos nossos pacientes. Ver a evolução dessas crianças comprova que estamos no caminho certo. Nós ampliamos o atendimento e oferecemos um serviço de qualidade. Temos profissionais extremamente capacitados, que atendem a todos com carinho e atenção”, disse o prefeito Orlando Morando, durante uma visita ao Centro Municipal de Equoteparia.

ACEITAÇÃO – Karina Patrícia dos Santos, mãe do pequeno Juan, 5 anos, conheceu o espaço da Prefeitura este ano. Seu filho nasceu com uma paralisia cerebral e só começou a se desenvolver, após o início da terapia com os cavalos.

“Quando iniciamos o tratamento, o Juan não acompanhava os nossos estímulos. Hoje, é completamente diferente. Quando falamos, ele presta atenção e demonstra o que está sentindo. Se falarmos o nome da Poderosa então, ele não se aguenta de felicidade”, disse a mãe encantada, após o filho sorrir ao ouvir o nome da égua que o acompanha no tratamento.
Já a professora Patrícia Nunes e mãe do Matheus, 10 anos, comentou que antes de iniciar a terapia, seu filho não conseguia firmar o pescoço. “Antes do atendimento, o Matheus não tinha forças para manter o tronco e o pescoço reto. Agora, ele consegue se manter firme. A equoterapia é um tratamento muito caro, se ele não frequentasse este espaço, não teria condições financeiras para custear o tratamento. Sou muito grata e feliz por ver o meu filho evoluindo”, disse.

HUMANIZAÇÃO – Além do atendimento clínico dos pacientes, as mães salientaram o carinho, atenção e o cuidado que recebem dentro da unidade de Saúde. “Meu filho se sente em casa, todos os profissionais tratam ele com muito carinho, cuidado e atenção. Não tenho o que falar deste espaço, o serviço é excelente. Fomos acolhidos em uma grande família”, comemorou a Fernanda Cristina dos Santos, mãe do Théo.

Total 3 Votes
0

Tell us how can we improve this post?

+ = Verify Human or Spambot ?

Nenhum comentário on "Centro de SBC é referência no tratamento de Equoterapia"

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *